Pirarara – Cachapira (hábitos e dicas)

Mostraremos um pouco sobre esses peixes de grande força e esportividade. Desde a tradicional e valente Pirarara até a Cachapira, um híbrido que apareceu recentemente e vem ganhando espaço nos pesqueiros.

 

 

PIRARARA

 

CARACTERÍSTICAS: Peixe de couro, de grande porte.  É caracterizado pela cabeça enorme, fortemente ossificada, com uma placa óssea localizada antes da nadadeira dorsal. É um dos peixes de couro mais coloridos da Amazônia. Sua coloração é bem chamativa, sendo o dorso castanho esverdeado, os flancos amarelados e o ventre esbranquiçado. As nadadeiras dorsal e caudal são alaranjadas. Diversas pintas estão espalhadas na cabeça. Cada Pirarara tem suas manchas; o que acaba diferenciando um exemplar de outro.  Pode chegar a mais de 1,50m de comprimento total e mais de 50kg. Até pouco tempo atrás era muito raro encontrá-la em pesqueiros, mas nos últimos anos virou uma verdadeira “febre”. Isso se deve a sua grande esportividade. Peixe muito forte e que rende belas brigas e satisfação ao pescador. Não possuem muita resistência ao frio, sendo este um motivo de morte da espécie nos pesqueiros de regiões como a Sudeste, onde temos um inverno rigoroso.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO: As Pirararas são mais encontradas no período noturno, começo da manhã e final da tarde. Se alimentam bem próximo a margem. Uma dica para fisgar esse belo peixe em pesqueiros são os 4 cantos (esquinas) do lago. A distância ideal da margem é cerca de 1 ou 2 metros apenas. Por ser um peixe extremamente forte recomenda-se material pesado, como: linha acima de 0,50mm e vara resistente.

A preferência é por iscas vivas, mas em pesqueiros essa espécie está bem acostumada a comer salsicha também. Pequenos peixes e pedaços de frango cortados em filé também são boas pedidas.

As iscas que trazem maior eficiência são: filé de peixe (tilápia, lambari), filé de frango, guelra e cabeça de tilápia, salsicha, minhocoçu.

 

CACHAPIRA

 

CARACTERÍSTICAS: É um peixe híbrido, originário do cruzamento da Cachara com a Pirarara. Vêm chamando a atenção nos pesqueiros e trazendo bons resultados de esportividade aos pescadores.

Vindo da Pirarara já podemos imaginar que é um peixe de boa resistência e a voracidade é uma das características herdadas da Cachara.

O corpo tem a forma esguia da Cachara, porém com o porte da Pirarara. A cabeça é um meio termo entre os dois peixes. A pele é bem parecida com a da Cachara porém um pouco menos lisa e escorregadia.

Tem boa agilidade e força rendendo boas brigas e garantindo o sucesso desse peixe que é uma novidade recente dos pesqueiros.

A coloração é bem dividida e fica evidente o cruzamento entre as espécies. O dorso é marrom como a Pirarara e além da barriga branca possui listras e pequenas pintas herdadas da Cachara. O rabo é alaranjado, característica bem marcante das Pirararas, mas possui pintas que são originárias da Cachara.

 

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO: A Cachapira tem hábitos bem comuns aos peixes de couro. Costuma se alimentar bem próximo das margens do lago e muitas vezes na superfície.

As iscas que trazem maior eficiência são: lambaris, filé e cabeça de tilápia, salsicha, filé de frango, tuvira, muçum entre outras.

 

Imagens: Equipe Loucos por Pesca

Texto: Kleber Sanches

E-mail: kleber@loucosporpesca.com.br

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback para o seu site.

14 Comentarios to “Pirarara – Cachapira (hábitos e dicas)”

  1. Henrique Harea says:

    Olaaa, são belos peixes esses dai. Jah vi gente pegando pirarara, mas nunca consegui fisga uma… tb nao sabia q existia a cachapira, q tb é muito lindo. to aprendendo muito com o site de vcs, sempre tem materia nova, vou entrar sempre… um abraço

  2. Fabio Trindade says:

    Vou no pesqueiro Lago Azul nesse final de semana e vou tentar usar essas dicas pq vi nas matérias de voces que o lago la ta lotado de pirararas. Vamo v se consigo fisgar uma. Boas dicas. Abraços

  3. Carlos says:

    Aowwww peixão!!! Sou um verdadeiro apaixonado pelas Piras. Faz tempinho q não vou buscá-las. Já peguei de mais de 30kg. Peixe bom pra briga hein? Parabéns pelo site de voces, tá muito legal!!!

  4. Rodolfo Lenzi says:

    Fabio: tem muitas piras mesmo no Lago Azul, e várias bem enormes! Agora elas estão um pouco mais paradas, por causa do frio, mas com sorte vc consegue tirar alguma.

    Carlos: Sou outro apaixonado por elas. Briga boa demais. Obrigado pelo acesso.

    abraços

  5. marcio says:

    da hora a materia, logo vou tentar pegar uma , peixe lindo demais

  6. wladi says:

    Poem ai na materia
    ISCAS: QUEIJO GORGONZOLA e fatal!

  7. Sisquinho says:

    Fabio ,vou sempre no Lago Azul ,já peguei varios tambas e algumas pirararas.As pirararas que eu peguei foram na GUELRA e FILÉ DE LAMBARI. Tem uma esquina do Lago que é fatal!!! Na onde tem uma CERCA DE MADEIRA(do lado da lanchonete),jogue a linha uns 3a 5 metros da margem, pode demorar mais se pegar é pirarara , Deixe a friçao bem solta ,pois meu tio perdeu 2varas no mesmo dia, pq a friçao tava presa!!!

    Ps: Sempre que eu fui choveu entre as 2 as 3 da tarde ,DEPOIS que a chuva parou saiu umas 10 pirararas no tanque em 30 minutos, peguei uma ,meu tio outra e um colega meu outraa na mesma hora com guelra. tomamos muita chuva no meio da briga no final a do meu colega abriu o anzol, mas eu e meu tio pegamos as duas com aproximadamente 20 kilos!!!

    é isso ai !!!

    abrass

  8. leo borges says:

    cara uma isca boa mesmo e leite ninho e leite condensado, a pirarara gosta muito de iscas brancas então se vc fizer essa massa vai ter varios resultados eu peguei 12 piras num dia bati o record do pesqueiro nativos, é essa dica de pesca piras na beradinha na esquina do pesqueiro da varios resultados não só piras mas tambem pintados dependendo da isca eu recomendo alem da massa , guelrra de tilapia, figado da otimos resultados, muçun e bom eu peguei uma de 20 kg no muçun, e pedaços de peixes como , cumata q daa muitos resultados gente a dica e vc ceva de dia o lugar em que vai pescar com pequenos pedaços de peixe ceve na beirada, e quando estiver umas 5 horas lance a isca com um pedaço de peixe pegue a posta e ccorte em 4 pedaços iguais ai vc pega um joga e é fatal cara e uma atraz da outra da muito certo assim como a massinha
    abraços gente boas pescarias

  9. leonardo says:

    muito bom msm a cachapira e um peixe q eu venho observado e ela e atraida muito pela salscicha , tuvira embora o lambari naum e a isca predileta dela ,.. a salsicha e o lambari tem sido a isca mais eficiente e a cachapira e atraida por pequenos movimentos na agua com a ponta da vara se alimentao nas margens do pesqueiro suponho q seja melhor pegar ela no visual com tuvira ou de boia com a salsicha ou de fundo com minhocuçu

    ja a pirarara eu tenho varios resultados com iscas mais brancas ….

    eu tenho pescadoo com mussarela , gelrra , salsicha, lambari , massinha de leite condensado com leite ninho tem sido bem eficiente eu consegui capturar 12 em um dia com essa massa e muito boa msm , o pao de quijo e uma otima pedida para os grandes peixes do pesqueiro ,, realmente e muito bom tanto no fundo como na superfice .. espero q tenha gostado do comentario abrass.. e boas pescaria espero ter ajudado!

  10. estou me cadastrando, obrigado

  11. Marcio Pinheiro. says:

    BOA TARDE GALERA!!!

    TENHO UMA BOA DICA!!!!!!

    QUEIJO DO TIPO “PRATO”

    É ISSO MESMO…

    SOU UM PESCADOR FREQUENTADOR DO PESQUEIRO ARUJÁ.

    EM TODOS OS DIAS QUE VOU PRA LÁ, EU TIRO PELO MENOS UMA PIRARARA NO QUEIJO.

    FAÇAM O TESTE E DEPOIS ME RESPONDAM NO MEU E-MAIL.

    MARCIORIBEIRO25@HOTMAIL.COM

    ABRAÇOS.

  12. valmir says:

    O certo é queijo mussarela :].. recanto do pacu sai pelo menos umas 4 pirarara por dia no mussarela. teve um menino que ja fisgou 16 piras em 1 dia.. tuo no queijo mussarela

  13. Pedro h says:

    A Pirarara é um peixe que briga bastante , já peguei uma de + ou – 15 KG em Goiás . Obrigado pelas dicas , vou usar elas em um pesque e pague , valeu , abraço.

  14. julio says:

    cara queijo e filé de frango infalivel…..

Deixe um comentario