Carpa Cabeçuda, da origem à pesca!

Olá amigos. Nessa matéria vamos abordar um pouco essa espécie, desde a sua origem, introdução no Brasil e técnicas para pescá-las. 

 

 

Origem e introdução: A carpa de cabeça grande, conhecida genericamente como Carpa Chinesa, junto com a carpa prateada e capim é originária da China e não apresenta nenhum parentesco com a carpa comum, da qual diferem até na reprodução, porque não desovam naturalmente nas águas paradas, lembrando talvez sua origem, o Rio Amarelo na China.

A técnica para a sua reprodução em laboratório só foi conseguida em meados deste século, através da indução hormonal, o que facilitou a sua criação em cativeiro, onde se procurou ambientar peixes de mais de uma espécie no mesmo viveiro, desde que os mesmos se alimentassem em alturas diferentes do espelho d’ água.

Por isso as chamadas Carpas Chinesas são criadas em conjunto, já que a Carpa Capim consome vegetais superiores e algas macrófitas, a Carpa Prateada consome fitoplâncton ou microalgas e a Carpa Cabeçuda consome zooplâncton.

Como a disponibilidade desses alimentos é quase limitada em viveiros, a produtividade das Chinesas é melhorada pela introdução de uma espécie que se alimente de ração ou do cultivo associado com a criação de suínos. Em condições ideais de criação pode atingir de 6 a 8kg em 15 meses.

Seu hábito alimentar zooplanctófago a obriga a capturar seu alimento filtrando grandes volumes de água através de suas guelras, que funcionam como verdadeiros coadores retendo as partículas sugadas por sua grande boca, daí porque devemos pescá-la na superfície ou bem próxima dela.

Depois desta introdução no Brasil em 1984, podemos dizer que ela é na verdade um dos peixes mais procurados pelos frequentadores dos pesqueiros, havendo verdadeiros fanáticos por ela.

Nome cientifico: Anstichtys nobilis

Carpa Cabeçuda na superfície:

Quando as primeiras Carpas Cabeçudas começaram a serem pescadas no Brasil, todos ficavam impressionados pelo tamanho e beleza deste peixe, e também boquiabertos com o conjunto, bóias, uma mola com anzóis, chumbo, e não acreditavam que um peixe daquele porte vinha na superfície comer.

Realmente naquela época, as carpas se alimentavam bem na superfície, de 10cm a 30 cm, distância do chuveiro para a bóia.

Na imagem abaixo vou mostrar a montagem do material daquela época.

 

Atenção: neste esquema de montagem, a pesca se restringe à profundidade de 10 a 30 cm de rabicho.

Com o passar dos anos, a pescaria da carpa cabeçuda foi mudando radicalmente e fui acompanhando essa mudança pesca à pesca. Já não conseguia fisgar um exemplar a 10 ou 30cm, e no começo dos anos 90 comecei a pescar numa modalidade que chamo de escadinha, ex: um conjunto com alturas diferentes, pois tive relatos de carpas sendo fisgadas a 1 metro de profundidade.

Então no esquema de escadinha, arremessava uma com 30cm, outra com 60cm e outra com 1 metro. E pra grande surpresa, 80% das carpas batiam à 1 metro. Mas havia uma grande dificuldade em arremessar um conjunto com um metro de rabicho. O arremesso até que ia no lugar desejado, mas o chumbo caía sempre na beirada, fazendo com que a bóia ficasse girando no lago. A dificuldade era imensa, mas íamos nos virando desse jeito.

Até que surgiu o nó de correr na montagem do material. Estava resolvido o problema.

Abaixo montagem com nó de correr, para pescar em várias profundidades.

Montagem – Exemplo 1

Montagem – Exemplo 2

Atenção: o chumbo tem que passar pelo nó de correr (chumbo com furo largo)

 

Passaguás especiais para Carpas

 

   

Alguns modelos de bóias

 

A Vara Carpa é a mais indicada

Anda não se sabe ao certo porque hoje as Carpas Cabeçudas se alimentam mais pro fundo, cerca de 1, 2 e até 3 metros de profundidade, opiniões diferentes existem, porém nenhuma certeza ainda.

Pode ser que elas se acostumaram por ter muitos pescadores que começaram a pescar mais no fundo, mas na minha opinião, com a chegada de muitos peixes que não tinham antes aos pesqueiros (tamba, matrinxã, pintado, curimba, cat fish e muitos outros) a briga por alimentos aumentou, e as carpas não conseguem disputá-los na superfície com os outros peixes, por serem mais lentas e esperam os alimentos descerem mais um pouco.

O maior exemplar: Há relatos de que a maior carpa cabeçuda capturada até hoje em pesqueiros, foi um exemplar de 60kg. Naveguei por muitos dias na internet a procura de uma imagem, mas não consegui. Algumas outras pesquisas e nada, porém em meio a minha coleção de revistas, recortes e livros, encontrei a tão esperada imagem.  Acho que na internet só o Loucos por Pesca têm.

 

 

Um maravilhoso exemplar de carpa cabeçuda de 60kg, capturada num pesqueiro em Minas Gerais.

Pode ser que outras maiores tenham sido capturadas, mas não há nenhum relato documentado com fotos, matérias.

Espero ter ajudado um pouco com essas informações, e logo vamos abordar mais sobre a nossa rainha , a Carpa Cabeçuda.

Valeu galera!!!

Imagens: Márcio Tadeu Giannico e internet

Texto: Márcio Tadeu Giannico e internet

E-mail: marcio@loucosporpesca.com.br

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback para o seu site.

45 Comentarios to “Carpa Cabeçuda, da origem à pesca!”

  1. Rodolfo Lenzi says:

    Parabéns Márcio, com sua vasta experiência nesse peixe e nesse tipo de pescaria, só tem a acrescentar em nosso site, além de se mostrar como grande fonte de inspiração para pescadores iniciantes e motivação para os mais experientes, sempre mostrando novas técnicas, equipamentos e iscas. Novamente, parabéns!

    Abraço

  2. realmente esse é o cara, ta metido mas é o cara… Abração parceiro.

  3. Kleber Sanches says:

    O Marcião é fera!!! Sabe tudo e mais um pouco sobre as Carpas Cabeçudas. O frio ta vindo ai e promete mta rainha na ponta da linha desse fanático pescador de carpas. Pessoal com ctz pode aguardar matérias excelentes. Valeu Márcio. É um prazer tê-lo conosco no site. Abraços

  4. marcio says:

    valeu galera,brigaduuuu

    estamos sempre aprendendo!!!!!!!!!

    troca de informaçoes e muito importante em nosso esporte, negocio de segredinho ja foi faz tempo!!!!!!!! A pesca espotiva so está no pé q está por causa de informaçoes
    e pessoas de bem com a natureza, nosso esporte so tem a ganhar .

    entao vamu pesca e informar a galera

    abrasss a todos

  5. matheus taraia says:

    conheci esse cara pelo orkut e encontrei ele no pesqueiro meses depois puta cara gente boa marcião ta de paraben pela matéria fiquei admirado abrasss

    ah e dizem que tem um monstra no tio oscar neh ,vai lah busca ela poooo

    auehauehuaeh

    abrasss manoooo

  6. Paulo Marcili says:

    Olá Marcio, parabéns pelas carpas com certeza a escola foi muito boa , se não fosse o véio Marcili nos ensinar a pescar não estaríamos aqui, eu e o Rodrigo estamos admirando as rainhas e assim que pudermos iremos pescar , é claro que com suas dicas ficará infalível.

    Florianópolis – Brasil

  7. diogenes ferreira says:

    marcio parabens pelas dicas de pecas de carpa cara to começando agora
    cara sera q vc algum tipo de massa q vc poça me recomendar?

  8. marcio says:

    muitas saudades de todos vcs,valeu tio por ter gostado
    e com certeza a escola foi muito boa sim,aqle veio me ensinou td e mais alguma coisa rsrsrsrsrsr, uso suportes de varas q ele fez.
    logo vamos fazer uma pesca de rainhas aq em sp.

    grande abraço

    beijos pra todos

  9. marcio says:

    valeu matheus, opa valeu pelas palavras

    to sabendo dessa rainha sim no tio oscar, quem sabe né kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    abrasssss cara

  10. marcio says:

    blz diogenes???temos uma materia aq sobre massas, tem caseiras, industriais, dicas como turbinar a massa, etc.Mais c ficar alguma duvida escreve q te passo por email.

    valeu por ter gostado da materia

    abrassss

  11. MARCIO TEIXEIRA says:

    QUERIA DEIXAR MEU ABRAÇO PARA VCS E DIZER QUE SOU LOUCO POR CARPA CABEÇUDA JA PESCO ESSE PEIXE A 15 ANOS EU COMECEI A PESCAR NO TIO OSCAR QUANDO LÁ ERA O PESQUEIRO DA MARLENE MUITO BOM MUITAS CARPAS GRANDES, MAIS OU MENOS DE 15 A 25 QUILOS EU VIA POR LÁ HOJE É DIFERENTE . LEMBRO QUE NOSSA PESCARIA ERA POR QUANTIDADE E PEGAMOS MUITAS, TINHA UM PESQUEIRO POR NOME DE CASRTELÃO FUI EXPULSO DE LÁ COM MAIS DE 40 CABEÇUDAS TENHO FOTO E TUDO. TENHO ALGUMAS PESCARIAS FILMADAS E VARIAS CARPAS. EMGRAÇADO HOJE O PESSOAL DE PREUCUPA COM MASSA EU JA CHEGUEI A PESCAR O DIA TODO E NADA, SÓ FOI TROCAR A COR DA BOIA AS COISAS MUDARAM, HOJE EU NÃO FAÇO MAIS MASSA O MERCADO ESTÁ MUITO BOM NISSO USO A MASSA DO CORDEIRO E TENHO FEITO ÓTIMAS PESCARIAS, SÓ GOSTARIA DE SABER OS PESQUEIROS QUE TEM CARPAS GRANDES.OBRIGADO E UM ABRAÇO

  12. MARCIO TEIXEIRA says:

    MEU IMAIL- marcioteixeira2008@hotmail.com.br me mande alguma novidade!!!!

  13. Marcinho says:

    valeu chará!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!rodei muito em muitos pesq da antiga e realmente a pesca de carpas mudou um pouco sim, pois o comportamento delas mudou, por muitos fatores, e logicamente, estamos acompanhando esta mudança e seguindo o caminho das rainhas,
    mais na minha opniao particular ainda as massas sao os diferenciais entre uma boa e uma uma má pescaria de cabeçudas.

    pesq com grandes exemplares

    pantanosso
    amigos
    lagoa dos patos
    tio oscar
    taquari
    etc

    abrassss

  14. Elandro says:

    Bom meu amigo pesco carpa a 4 anos e ja peguei algumas carpas consideradas boas mas nunca peguei uma acima de 10 Kg queria saber o que ue faço para ter mais exito e conseguir pegar uma grande Obrigado

  15. Marcinho says:

    blz Elandro?????entao acho q o fator nº1 é o pesq, se vc frequentar um pesq, q ali tem carpas acima de 10, 20, 30kg, com certeza vc vai pescar uma gigante.Outro fator importante, c vc trabalha com 3 varas, e sabe q neste pesq ha carpas gigantes, procure sempre pelo menos em uma das varas trabalhar com uma coxinha q dure mais no chuveiro, ex:c a coxinha durar 20 min, procure deixar ela mais seca q dure 30 a 40 min.
    As maiores sao mais lentas mais seletivas e demoram mais pra chegar, nunca c esqueça q elas ja foram fisgadas varias vezes e sao bastantes desconfiadas , entao trabalhando com uma massa q dure mais as chances aumentam, mais nao e regra, elas podem pegar tambem nas massas e durem menos blz.No outro coment em cima coloquei nomes de pesq q tem carpas grandes, neles com ceteza vc vai abraçar uma rainha pesada.

    valeu

    qualquer duvida escreve blz

    abrasssssssss

  16. MÁRCIO TEIXEIRA says:

    BOM MEUS AMIGOS PARA OBTER CARPAS GRANDES É VC NÃO COLOCAR MUITO AÇUCAR, POIS AS CARPAS DE GRANDES PORTES NÃO GOSTA DE MUITO DOCE OK, TIVE BONS RESULTADOS ASSIM UM ABRAÇO!!

  17. carpa cabeça grande says:

    nos temos carpas cabeça grande com mais de 40k.
    que massa devemos usar,como fazela?
    se puder me ajudar.obrigado

  18. Marcinho says:

    verdadeiramente uma rainha de peso
    é linda demais, esta imagem e mais recente
    tomara q ele soltou ela

    valeu abrasss

  19. Marcinho says:

    temos uma materia de como fazer massas para cabeçudas
    mais c tiver alguma duvida deixe seu email
    blz

    abrasss

  20. rock says:

    ai mano gostei das dicas deste site foram muito úteis para mim valeu comunidade de pescadores de carpas.

  21. e aí marcio beleza sou pescador de carpas e adorei a materia de seu site , tambem tenho um site de pesca faça uma visita e veja e deixe seu comentario .

    abraços

    banzé

  22. julio ruiz says:

    caros amigos querem pegar carpas grauda com 30-40-50 e ate 60 klg conheca o pesqueiro lago azul em atibaia ligue para o marcelo 11-99997828 essa e uma boa dica.

  23. Marcinho says:

    valeu galera pelos coments

    abrasssss

  24. Jorge says:

    marcio gostaria de saber que tipo de racao ou massa que voce usa pois fique muito cu rioso com o seu comentario agrado alguma resposta no meu e-mail grato jorge

  25. Rodrigo de Catanduva SP says:

    OLA MARCIO TUDO BLS
    Meu amigo sou um dos milhares fanaticos por pesca de carpas , conheço todos os tipos de massas para esta pescaria , ja viajei 350km so para pescar carpa cabeçuda , gostaria muito de enviar uma foto de um exemplar que pegamos no pesqueiro de Vila Botelho um exemplar de 42kg uma represa muito grande e muito funda , levei cerca de 45 minutos para retirar a rainha da agua , uma curiosidade , os maiores exemplares que pegamos foi apos as 23:00 inclusive esta , mas infelismente perdi o arquivo desta foto .Ao todo ja fiscamos 285 carpas cabeçudas neste local. a menor delas 4,5kg .

  26. ola.gostaria de saber a receita das massas preparadas para pesca de carpa japonesa,nao consigo capim pois nao consigo pesca las com iscas de raçao paes etc… adoraria encontrar uma soluçao com ajuda nesse site! obrigada espero resposta no meu email acima.abraço Marcio Consul

  27. Marcinho says:

    putz rodrigo so bruta hein, estamos esperando a foto com ansiedade
    mande pra nos hehehehhehe

    abrassss

  28. Marcinho says:

    Marcio

    tem uma receita de massa para carpas hungaras aqui no site que tambem e muito boa para japonesa, vc pode acrescentar nela 500gms de raçao de coelho moida e peneirada blz.
    outra boa opçao , e com um boia torpedo e usando pao de isca.

    abrassss

  29. Isaias says:

    Marcio gostaria que você me enviasse uma receita de massa para carpa cabeçuda que seja a melhor que você já usou. desde já muito agradecido.

  30. Wilson says:

    Olá Marcio!
    Será que voce consegue o endereço do pesqueiro Vila Botelho, que foi citado pelo Rodrigo??? Tenho procurado pesqueiros com carpas grandes… já conheço todos os citados por aqui, mas nunca ouvi falar do Vila Botelho…. um abraço e parabéns!!!

  31. Zuza says:

    Marcio pesco em um tanque que tem muitas cabeçudas elas rodeiam a isca mas não pega, já mudei o tipo de massa e tentei várias alturas de massa,mas não obtive resultado será que você poderia me dar uma dica?
    As carpas são velhas do tanque e algumas muito grandes.O tanque não é tratado apenas os pescadores jogam ceva de ração.
    Se você poder me dar alguma dica eu fico muito grato…

  32. Fernando says:

    Marcio, parabéns pela matéria. Bem detalhada e com informações inportantes.

  33. Marcinho says:

    Isaias , passa seu email que entro em contato

    abrassss

  34. Marcinho says:

    Zuza, vc tem certeza oq está rodiando a isca sao as cabeçudas???geralmente nao fazem isto, podem ser as carpas hungaras, que rodeiam , nao pegam e nao deixam as cabeçudas chegarem, c vc teria como saber a profundidade do lago facilitaria, pois teria que pescar mais fundo para sair fora das hungaras,
    obs, tente fazer a massa com a raçao que tratam

    abrasssssss

  35. FABIANO says:

    JA NAO SEI MAIS O Q FAZER JA PESCO CARPA CABEÇUDA A SEIS ANOS ATE HOJE CONSEGUI FISGAR APENAS 2 FORA AS QUE ESCAPAM NAO SEI O PESQUEIRO O TANQUE E PEQUENO E RASO TEM 1,80 DE FUNDURA QUE PROFUNDIDADE EU PODERIA DEIXAR,E OUTRA DUVIDA MINHA É MUITOS PESCADORES DIZEM QUE A CARPA TEM O DIA,A LUA E LOCAL CERTO, GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE, E ME MANDE UMAS DICAS.VALEU

  36. leo gavazzi says:

    O q fazer quando as tilapias estao batendo muito nas boias de carpa cabeçuda?
    Se alguem puder ajudar eu agradeço.
    Abraços!!!

  37. Rodrigo says:

    marcio gostei muito das dicas de pescar carpas cabeçudas
    mas gostaria de saber uma receita imfalivel para essas rainhas,eu vou muito em
    pesqueiro mas nunca acerto na massa,pego uma ou outra

  38. Marcinho says:

    Fabiano, c o lago for nesta profundiade, pesque no maximo com 30 a 40 cm .
    OLha em questao d lua siceramente acredito q ela influencia mais na pesca de mar, principalemnte de alto mar, pode ate ser q influencie um pouco em pesq mais nao acredito q muito, oq faz a diferença e o pesq ter boa quantidade e boa qualidade d peixes, e com uma boa massa elas virao comer, e o vento e o inimigo n 1 da pesca de cabeçudas
    Rodrigo no link dicas massas pra cabeçudas tem uma massa la q pesco a anos e é fantastica

    abrassssss

  39. felipe says:

    ai amigos meu primo de 19 anos se chama michel ele ja pegou uma carpa de 64k esse record deles fica em segunda colocação,ele pegou a carpa em imbituva parana valeu abraços

  40. Armando says:

    Recentemente estive no pesqueiro de Joanópolis, fisgamos várias carpas Cabeçudas, pesca esportiva, onde conferimos uma delas chegou a pesar mais de 35 kilos ( a balança até 35 kilos), portanto poderá estar outros pescadores estar fisgando-as.

    Armando

  41. jorge luis says:

    gostaria de saber uma receita boa de massa para cabeçuda ,ja pesco carpa a 16 anos e ultimamente só ultilizo massas compradas

  42. Adriano says:

    Marcio.

    Você possui alguma receita de massa para carpa cabeçuda? Poderia me enviar?

    Ou você usar essas que vendem em lojas de pesca (Paturi…)

    Abs.,
    Adriano

  43. geovani says:

    Amigos me ajudem pois nunca acerto a massa e o ponto certo. Estou louco pra pegar uma cabeçuda. Qual altura da boia para um tanque de 4m?obrigado

  44. welington aparecido jacinto dos reis says:

    ola amigo eu estou indo no roda viva mais nao estou acertando uma boa pescaria de carpas cabeçudas vc tiver alguma dica eu agradeço………….. valeu parabens pela materia

  45. fantacussi says:

    Eu gostaria de saber se alguém pode me informar se nos dias atuais como esta o comportamento das carpas cabeçudas.

Deixe um comentario