Massas para Carpa Cabeçuda

Olá pessoal, nessa matéria Márcio Giannico vai passar pra vocês algumas receitas de massas para a pesca de carpa cabeçuda. Uma delas a massa caseira que ele começou a usar, e considera umas das melhores. Então é por a mão na massa e ir atrás das rainhas.

                                                

Massa Caseira

Ingredientes:

- 4kg de batata doce cozida e amassada (purê)
- 500g de farinha de milho branca
- 500g de amendoim torrado e moído
- 500g de açúcar cristal
- 1 copo americano de farinha de mandioca fina
- 1 copo americano de leite em pó
- 1 lata de leite condensado
- 1 pote de mel karo

Modo de Preparo:

Adicione leite condensado e mel na batata. Depois adicione os itens em pó e vá amassando até a massa desgrudar da mão e ficar com consistência no ponto de não rachar.

 

Massa Industrializada

Ingredientes:

- Batata doce – mínimo 1kg amassada (purê)

- Massa industrializada do seu gosto, há várias no mercado.

Modo de Preparo:

Adicione o pó na batata até dar uma liga consistente no ponto de não rachar.

 

Como turbinar uma massa industrializada

Você pode “turbinar” a massa industrial deixando mais atrativa.

Ex: 1- Ração guabi moída

2 – Banana

3 – Essências. Há várias no mercado, as melhores são: panetone, banana, mel, tutti frutti etc.

4 – Polvilho doce

5 – Pó de sorvete, sabor milho verde

 

Massa simples para Carpa Cabeçuda

Ingredientes:

- 1kg de açucar cristal
- 1kg de guabi moída
- 2 copos americanos de farinha de mandioca fina

Modo de preparo:

Misture todos os itens e vá adicionando água do lago. Deixe a massa bem solta na vasilha, bem esfarelada.

 

Imagens de alguns itens

Batata doce cozida e amassada

Amassador de batatas

Essências

Obs: Quando for usar massa industrializada leve sempre pelo menos um pacote de cada aroma, por ex: banana e mel, frutas, amendoim, amendoim escura, leite condensado etc.

Variando os aromas as chances são maiores de capturar a Carpa, pois em cada lugar o peixe se comporta diferente, principalmente em relação à alimentação.

Boas pescarias e muitas Cabeçudas na ponta da linha!

 

Imagens: internet

Texto: Márcio Tadeu Giannico

E-mail: marcio@loucosporpesca.com.br

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback para o seu site.

55 Comentarios to “Massas para Carpa Cabeçuda”

  1. Edson (Bugrino) says:

    Opa…valeu por mais uma dica galera!!! O jeito vai ser pescar carpa nesse frio…hehe

    Abraços!

  2. Daniel Giardino says:

    Vou experimentar essa primeira massa ai na próxima pescaria. Depois eu coloco aqui se os resultados foram bons ou não!!! Valeu pelas dicas Marcio. To aprendendo bem sobre carpas com voce. Abraços

  3. marcio says:

    valeu Edson e Daniel , sempre leve algumas essencias para deixa las mais atrativas.

    valeu abrasss

  4. Tito says:

    Belas receitas marcião, esse fds vou testar uma delas ai para ver o resultado =)
    Abraz

  5. marcio says:

    valeu tito, boa sorte nas rainhas

    abrasss

  6. Andre says:

    Olá amigos…. onde encontro essências para comprar???

  7. marcio says:

    casas q vende artefatos para festa, la vc encontra grande variedades de essencias
    ou em mercados atacadistas

    blz andre

    abrassss

  8. Andre says:

    Valeu Márcio…. obrigado pela atenção.

  9. cristian says:

    deve ser boa essa massa

  10. MARCIO TEIXEIRA says:

    DIFÍCIL HOJE ALGUEM PASSAR ESSE TIPO DE MASSA, PORQUE É MUITO BOA MESMO!!! PARABÉNS…..

  11. Marcinho says:

    valeu marcio, esta massa faz a diferença

    abrassss

  12. LUIS CARLOS (COLORADO) says:

    OLA MARCIO , PARABENS PELAS REPORTAGENS, MORO EM PASSO FUNDO RS , SOU LOUCO POR PESCA COMO VOCÊ , GOSTARIA DE SABER DE VOCÊ UMA COISA, AQUI FAZ FRIO MESMO , TEM DIAS QUE A TEMPERATURA FICA NEGATIVA , E NÃO CONSIGO PEGAR AS RAINHAS, ONDE VC MORA FAZ FRIO MAS ACHO QUE NAO CHEGA A A TANTO, AQUI NO INVERNO E QUASE IMPOSSIVEL PEGAR AS CARPAS MAS NO VERÃO SEMPRE PEGO, VC SENDO UM PESCADOR DE PRIMEIRA LINHA!, TEM DIAS QUE AS CARPAS NÃO ENTRAM DE GEITO NENHUM OU VC SEMPRE PEGA ?UM GRANDE ABRAÇO

  13. Marcinho says:

    blz Luis Carlos?????entao, a temperatura mais baixa q ja pesquei carpa foram 5º, mais com ceteza elas pegam com temperatura negativa.Nao sei a profundidade q elas atacam aí nos pesq, mais procure quando estiver muito frio pescar mais no fundo, ex:c pesca com 1mtr de profundidade, tente 1,5mts ate 2mts isso c o lago for fundo.
    Sim de vez em quando elas nao apecem mesmo,ja teve uma vez q pesquei 20 carpas em um dia e no mesmo lugar depois de uma semana , pegar 2 , comum isto.
    Muitos fatores podem deixar elas mais paradas mesmos, pressao atmosferica, quando colocam outras especies no lago , elas ficam paradas etc etc.Este ano só uma vez nao peguei carpa , este dia o fator principal acho q influenciou, foi o forte vento, acho q com o vento muito forte e agua mexendo muito, a massa esfarela de lado e prejudica, mais tambem quando estiver muito vento, procure aumentar a profundidade.

    valeu luis carlos, alguma duvida escreve pra gente blz

    grande abraço

    e valeu por prestigiar nosso site

  14. Flavio Aparecido Empke says:

    Bom dia pessoal.

    Quero dizer a voces que fui pescar num pesqueiro da região em busca das carpas cabuçudas seguindo as dicas de massas que me deram, usei a massa para carpa cordeiro tradicional, visto que não sou pescador de carpas, consegui 04 exemplares maguinifico de 04 kg cada uma e mais uma tilápia de 02 kg, foi otima pescaria com boas brigas, me diverti legal, pena que não levei maquina para tirar fotos pois fui sozinho,gostaria de saber quanto voces pagam na massa cordeiro pacote de 02 kg, porque eu paguei R$ 17,50 achei muito caro, nã sei se é isso mesmo, me responda por favor.

    Obrigado.

  15. Kleber Sanches says:

    E ai Flavio. Parabéns pela boa pescaria, eu também não tinha hábito de pescar cabeçudas e arrisquei-me nesse inverno e gostei da modalidade. Sobre o preço eu acho que custa em média 15,00 aqui o pacote que vem 2,5kg da massa cordeiro. Tem embalagem de 900g também, mas não sei o preço ao certo pois prefiro o pacote maior. Abração e boas pescarias com as “rainhas”.

  16. jefferson says:

    iai marci td certo?
    então, eu tenho 16 e apesar da idade sei muito sobra as rainhas + mesmo assim ñ tenho na minha cabeça uma massa boa queria uma opção boa de massa.Queria saber tambem se elas preferem o frio ou o calor.
    vlww

  17. Marcinho says:

    blz JEFFERSON????????????

    parabens por ser mais um louco por cabeçudas hehehehehe

    as cabeçudas pegam o ano inteiro, mais no frio como as outras especies ficam mais paradas, as carpas aproveitam e c movimentam mais, tornando a pesca mais produtiva, e menos gente nos pesq, as maiores tambem dao sua beliscadas kkkkk

    abrassss

  18. gostei da massa de carpa pesco carpa faz 5 anos tenho 12 anos

  19. victor says:

    adorei as dicas pessual xau que deus te ajudem abrassssssssssssss

  20. Paulo says:

    E aí Marcio ? Td bem ? Gostaria de saber se esta receita de massa caseira , ela pode ser guardada na geladeira, ou qual seria o melhor meio de conservação pra ela, pois ela depois de pronta deverá pesar mais ou menos 5,5 kg. Vou testá-la em breve. Não é pesqueiro não, mais é uma represa artificial e elas infelizmente não recebem nenhum trato específico. Mais estão lá e dá pra ver vez por outra seus rebojos n’ água. Grande abraço e parabéns pelo site. ( Aguardo sua resposta ) Vlw.

  21. wagnho says:

    Olá companheiro….sou meio novo na pesca aki perto da minha casa tem uma usina qual massa devo usar para pegar carpa???

    abraço…..-

  22. Fabio says:

    Olá Marcio, gostaria de saber se a chumbada tem um peso específico para a montagem do equipamento. Quantas gramas? Obrigado….

  23. Kaíque says:

    Oi pessoal, queria saber aonde eu encontro a farinha de milho branca para a receita da massa caseira, vou testá-la na minha próxima pescaria, tenho 17 anos e me tornei um adepto fiel a pesca esportiva. Obrigado.

  24. Anderson Pereira says:

    Olá pessoal e meus amigos pescadores, tenho 36 anos e fiz a receita acima usando mel com banana peguei mais de 20 carpas cabeçudas sendo que a maior pesou 23 kl, a danada da massa ai funciona mesmo ok, um forte abraço a todos.

  25. Marcos says:

    Valeu pela dica só gostaria de saber aonde encontro essas escencias de vidro, aqui em São Paulo só se acha de plastico em lojas de doces.

    Abraços

    Marcos SP

  26. Marcinho says:

    hueder parabens começou com a idade q comecei abrassss

    valeu victor grande abraço

    Paulo,nao é aconselhavel guarda la na geladeira depois de pronta,pois a batata doce junto com os itens em pó azeda muito facil,uma dica legal; vc pode fazer a massa e menor quantidade, e sim sobrando a batata pura sem mistura poderar congelar e os itens em pó guarada numa vasilha bem fechada,fisgar uma cabeçuda numa represa deve ser fantastico, depois conte pra gente sua pescaria, abrassss.

    Wagnho, precisa ver quais carpas habitam esta usina, tanto cabeçuda como hungara temos dicas aq no site e receitas muito boas, abrassss.

    Fabio, geralmente quando c pesca com nó de correr existem 2 a 3 tipos de chumbos q sao exelentes, os melhores sao aqles com acabamento q nao deixam a linha com muitos atritos e consequetemente com falhas , gerlamente ficam entre 20 , a 40 grams
    abrassss

    Kaique, a farinha de milho branca vc encontra em supermercados e ate nos peqnos armazens que existem nos bairros,dica: depois de moer, peneire para deixar bem fina.
    abrassss

    Anderson, ficamos contente com o resultado, caramba entrou ate uma gigante de 23, parabens, realmente as massas caseiras sao fantasticas, abrasssss

    Marcos, no grandes atacadistas vc encontra, ex: assai, sams club, etc
    valeu abrassss

  27. marcinho eu não sei porque não consigo mais pegar nenhuma carpa cabeçuda esseto as pequenas eu ja cheguei a pegar 8 carpas num dia e ja faz mais de dois meses que eu não pego voce pode me dar uma dica.vlw

  28. Jonathan says:

    Sinceramente esta massa é a melhor que já usei até hoje, o dia estava péssimo para pesca ninguém estava pegando nada, a não ser eu e meu primo que fisgamos 7 cabeçudas e uma delas chegando a pesar 17kg e a menor pesando 6,500kg (esta massa é fatal) hsausau..
    vlw pela receita!!!
    abrs

  29. CICERO says:

    GOSTEI DA RECEITA E VOU ESPERIMENTAR.
    E VOU COLOCAR PREPARO DE SORVETE
    SABOR DE LEITE CONDENÇADO SERÁ QUE
    FICA BOM.

  30. claudinei (careca) says:

    Olá amigo
    Sou mais apaixonado pela pesca das carpas cabeçudas , gostaria de saber o que voce usa para soltar mais rapido a massa , quando a massa está demorando muito para se soltar e qual o tempo ideal para se soltar . OBRIGADO.

    Um abraço e que Deus o abençoe

  31. Marcinho says:

    Gabriel, ultimamente nas pescarias que tenho realizado em alguns pesq,as carpas estao muito seletivas e mudando a todo tempo a preferencia por massas e essencias, tente mudar oq vc está usando principalmente os aromas, hoje elas estao muito ativas na baunilha e no po de sorvete de milho verde, mais tambem as de panetone, laranja e morango.
    obs: alguns pesq , pelo grande nº de pescadores de carpas, é comum elas parararem d ebater por alguns dias, mais logo voltam

    abrassss
    valeu por curtir o site

  32. Marcinho says:

    Jonathan, heheheh fico contente pelo exito em sua pesca, realmente ela faz a diferença
    , mais sempre tente deixa la cada vez mais atrativa com essencias
    valeu grande
    abraço

  33. Marcinho says:

    Cicero, isso boa, sempre falo que turbinando a massa sempre deixa mais atrativa
    pod ser tambem com po d sorvete de milho etc
    pod turbinar q é show

    abrasssssss

  34. Marcinho says:

    Claudinei,o tempo ideal é de 20 a 30 min, apesar q sempre faço uma mais seca p/ demorar mais um pouco para atrair as maiores, nao e regra mais funciona.
    c for fazer com batata, faça um pouco com mais batata e relaçao a receita normal, ela vai ficar mais mole um pouco, e coloque uma quantidade a mais de farinha d milho, ela fara a massa soltar mais.
    valeu
    abrassssss

  35. gustavo says:

    oqe cargas dagua é GUABI ?????

  36. zezinho edivaldo says:

    ola marcinho gosto de pescar qualquer peixe mas adimiro muito a carpa cabeçuda vou usar a sua massa curitiba pr

  37. leo gavazzi says:

    Como pescar as cabeçudas quando as tilapias nao dao sossego ???
    Fiz uma pescaria de cabeçudas e as tilapias estavam atrapalhando,era arremessar e pronto, tilapia no anzol.
    Vcs tem alguma manha para fujir das tilapias quando elas estao atacando muito a massa de carpa???

  38. Sid says:

    Ótimas massas Márcio, vou testar algumas em breve. Assim como o amigo leo gavazzi disse, também gostaria de alguma dica para fugir das tilápias, há dias em que somente elas parecem estar no lago.

  39. Marcinho says:

    gustavo, guabi e uma raçao flutuante muito usada na alimentaçao dos peixe em pesq
    tambem na pesca de tamba, na maioria das lojas de pesca e pet shop vc encontra ela
    em graos ou moida pronta pra fazer massa.

    valeu Zezinho, pesca de cabeçuda muito tecn, pra mim a mais tecn de pesq, esta massas realmente vc tera otimos resultados

    Leo e Sid, realmente principalmente no verao nó cabeçudeiros encontramos em alguns pesq muitas dificuldades em relaçao aos ataques de tilapias, pacus e ate tamba nas boias,a verdade é só uma eu principalmente ja me livrei algumas vezes fazendo algo que geralmente nao gosto quando estou pescando,mudar de lugar, todos sabem que nossa tralha e muito grande, varas , bacias, massas, bolsas , suportes, e carpeiro e restrito ao lugar que pesca, mais quando nao tem jeito, temos que apelar pra isto, quando da certo td bem mais quando nao da paciencia rsrsrsrs, tambem tentar modificar a profundidade que pesca, na minha opniao as tilapias nao gostam de atacar na superficie quando o sol esta muito forte , entao e uma boa escapatoria,nao use nesse pesq raçao guabi na massa, pois neste caso vc nao tera sossego mesmo, massa de amendoim tambem atrai elas, essencia de milho verde atrai tambem muitos pacus, entao c tudo que fez nao deu certo, como ja aconteceu na maioria das vezes, ter paciencia, e nós carpeiros temos muita, buscar um pesq onde tem lagos excluisvos de carpas ou esperar o inverno para q as tilapias de um tempo

    valeu galera

    grande abraço

    Marcinho loucos por pesca

  40. Mailson Rodrigues says:

    Olá Marcio td beem ? parabens por vc ser um pescador dessa qualidade …Então queria saber se é preciso usar´peneira nessa massa primeira ae que vc passou a receita? Eu sempre uso industrializada e sempre penero , essa sua é preciso?

  41. leo gavazzi says:

    e ae marcinho .
    escrevo de novo,primeiro para agradecer sua ajuda q foi de grande valor e em segundo para q vc me ajude com outra dúvida.
    é o seguinte: quando se pesca carpas em um tanque muito grande voce acha melhor que os arremessos das boias sejam feitos bem proximos e na mesma profundidade,como um quadrado ou espalhados em uma distancia maior uma boia da outra???

  42. Marcinho says:

    blz Leo????
    entao c vc conhece o pesq e sabe a profundidade q elas batem, mantenha a mesma altura de sempre q dificilmente neste pesq elas vao mudar, nao é regra pod ser q um dia vc pegue uma ou outra em outra profundidade mais com ctz a mudança vai ser de cm.
    Geralmente pesco com 3 varas, neste caso arremesso bem perto uma das outras, mais c possivel o pesq entiver vazio etc, e conseguir lançar uma 4 º vara, esta sim longe da outras, ja peguei muita carpa grande neste esquema de uma boia longe das outras, principalmente c esta batendo muitas peqnas, as grandes sao mais seletivas e procuram onde tem mais tranquilidade, agora no inverno, os pesq estao mais calmos e com possibilidade de pescar com 4 varas, apesar de no verao observei muitos carpeiros com 4 varas e pesq lotado ai nao tem necessidade rsrsrsrsrsrssrsr

    abrasssss

    Marcinho loucos por pesca

  43. cesar says:

    ola !essa massa nao e pouca farinha de milho nao companheiro?ela fica bem farelenta?que essencia e melhor?abraços

  44. Guilherme says:

    eaii pessoal , fiz uma pescaria com a massa cordeiro com paçoquinha e essencia de milho , consegui 9 exemplares ,mas a massa ficava rachando muito na hora de fazer a coxinha . Por que isso ?

  45. Guilherme says:

    Marcio eu queria saber se vooc sabe de algum pesqueiro bom pra pegar carpas aqui perto de Valinhos e região ? (ESPERANDO RESPOSTA)

  46. RICARDO says:

    ENTÃO VOU PESCAR NESSA QUINTA FEIRA E VOU UTILIZAR ESSA MASSA PRA PESCAR CABEÇUDA, NUNCA PEGUEI NENHUMA E ESPERO QUE DE CERTO..OBRIGADO PELA DICA…DEPOIS VOU POSTAR O RESULTADO PRA VCS…VALEU..

  47. Douglas says:

    qual eo tipo de massa para pegar carpa capim ?

  48. Douglas says:

    sou pescado de rio para fazer uma seva uque devo uzar?

  49. douglas says:

    tenho 19 anos e pesco des que naci meu pai me levava pra berada do rio desde bebe e agora vou sozinho pois ele esta com Deus mais tudo bem tamo aiii e muitas pescarias vou esperimentar esta massa esta sabado abraçosss até mais

  50. dyonatas says:

    Bom gostei da receita. Apesar de ser novo, 13 anos, jah gosto da pescaria. Vou pescar varias vezes com meus tios e meus pais. Gostei mto dela agora so usamos elas. Obrigado por colocar essa receita !! Parabens!!!!

  51. renato says:

    qual a altura que você normalmente usa? eu costumo variar de uns 60 até uns 20cm. varia muito mais que isso?

  52. andriel says:

    Douglas vc dve usar um saco de batata e cuzinhar milho e jogar no rio amarrado numa corda e deixar no minimo uma semana pra depois i pescar

  53. ubiratan figueiredo oliveira says:

    até onde eu sei todos os peixes de pesque pague são alimentados desde alevinos com ração, será que precisa colocar tanto cheiro diferente, é panetone – banana – amendoim – é isso é aquilo, e se fizer a massa só com a ração na qual eles foram alimentados desde filhote, será que não pega, digo isso porque pesco nos pesqueiros da vida desde que começou a febre do pesqueiro, isso é a muitos anos atras, naquela época nos mesmo fazia nossa massa , com farinha – batata – paçoca – e açucar cristal, e pegava muito bem, hoje em dia é sabor disso, sabor daquilo e nada, não seria melhor dar um vale pra elas ir comer em um restaurante daqueles que você escolhe o que comer, brincadeiras a parte, mais tá dificil, aposentei as varas de carpas cabeçudas, e estou partindo pras tilapis.

  54. bruno campos says:

    ola amigo tentei fazer essa massa duas vez ja mais as duas vez deu errado ela fikou mt grudenta e n fikou no ponto certo queria saber noque estou errando vlw ABRAÇOS

  55. julio tanner says:

    ola boa tarde amigos gostaria de algumas dicas para pescar carpa cabeçuda podem me ajudar obrigado

Deixe um comentario