Como regular a sua carretilha!

Aprenda a regulagem correta para a sua carretilha, aproveitando melhor os arremessos e evitando as indesejáveis cabeleiras. Entenda qual a função de cada peça do seu equipamento. Confira as dicas de Maicon Bianchi, consultor da revista Pesca & Cia, para facilitar sua vida nas pescarias.

 

 

 

Cabeleira, fuá, afofamento involuntário, backlash. Quem nunca se deparou com uma, além de ser um pescador nato, é também abençoado, pois é praticamente impossível num determinado momento de descuido, passar batido por uma.

A regulagem da carretilha é muito importante para que o seu arremesso fique descomplicado e você possa pescar, ao invés de ficar desembaraçando a linha no carretel, motivo pela qual muitos pescadores ainda preferem o velho amigo molinete.


Mas a regulagem da carretilha é muito simples. Seguindo algumas orientações básicas, você pode regular a sua carretilha para minimizar as indesejáveis cabeleiras e melhorar a performance e qualidade do seu arremesso e perder o medo de arremessar.


Todas as carretilhas possuem um botão de rosca na sua lateral, que é responsável pelo aperto do eixo de rotação do carretel. De acordo com a sua regulagem, maior ou menor aperto do botão, a carretilha solta ou prende mais o carretel e ele fica mais livre ou mais preso.

O controle desse botão deve ser feito com a carretilha já montada na vara e com base no peso a ser arremessado. O procedimento é o seguinte:

– Monte a vara com carretilha e linha passada, amarre o peso ou isca que iremos arremessar e recolha até a ponta da vara, sem destravar a carretilha.

– A regulagem consiste em apertar totalmente o botão para que o carretel fique preso, destravar a carretilha e pouco a pouco ir soltando o botão de aperto para que a isca comece a deslizar suavemente com pequenas paradinhas (efeito teia de aranha).

Essa regulagem é apropriada para a isca ou peso em questão e deve ser sempre ajustada, principalmente quando trocamos de isca e colocamos uma isca mais leve.

Algumas carretilhas possuem ainda outros tipos de mecanismos de controle de rotação do carretel complementares, de forma magnética ou centrífuga.


O freio magnético é um controle adicional que age em forma de alguns imãs que agem sobre o carretel, ajudando a freá-lo de maneira homogênea.

Quanto maior a numeração do freio magnético, maior é a sua ação e menor é a rotação do carretel no arremesso. Em certas situações de vento forte é prudente utilizar o freio magnético para controlar melhor o arremesso.

Outras carretilhas possuem o freio centrífugo como controle adicional anti-cabeleira. O freio centrífugo age sobre a forma de diversas buchas (4 a 6) que são colocados de forma uniforme nos pinos que ficam em torno da base do carretel. Essas buchas são deslocadas para a borda do carretel no momento do tranco do arremesso e ajudam a evitar a disparada do carretel.

Esse freio pode ficar fechado (inativo), semi-aberto (parcialmente ativo) ou aberto (ativo) e deve ser regulado sempre de maneira balanceada para que o freio atue de maneira linear. Quanto maior o número de buchas abertas, maior é a frenagem e mais força exige o arremesso, auxiliando muito a evitar a formação das indesejáveis cabeleiras.


Existe um modelo de carretilha anti-cabeleira (“anti-backlash”) que possui um mecanismo de controle de saída da linha no topo da sua carcaça, por onde a linha deve ser passada. Esse mecanismo dispara um freio toda vez que a linha perde pressão e começa a afofar.


Além de tudo isso, sentir a linha no momento de sua saída do carretel também é muito importante. Caso você esteja iniciando, lembre-se de sempre deixar o dedo sentir suavemente a linha passando e em caso de disparada da linha, apertar o carretel para abortar o arremesso.

Imagens: internet

Texto: Maicon Bianchi

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback para o seu site.

8 Comentarios to “Como regular a sua carretilha!”

  1. Alex disse:

    Boa noite…

    Preciso de uma ajuda para regular minha carretilha, pois nao consigo arremeçar sem a bendita cabeleira.

    Voçê poderia me ajudar?

    Tenho uma carretilha Maruri Bass 10000LH, na lateral assim que aberta, tem os sistemas da seguinte formas e cores.

    Off e On 2 pontos vermelhos que estão para cima em Off
    N.F.B.S 2 pontos brancos para baixo
    depois tem mais 8 pontinhos brancos e vermelhos.

    Não sei como regula estes pontos, não sei se implica nos arremeços ou não.

    Voçê conhece esta carretilha e o modo de regulagem?

    Me envia em meu e-mail por favor.

    Mto obrigado.

    alex_bvf@yahoo.com.br

  2. Edevaldo disse:

    Bom dia,muito boa estas instruções,sou apaixonado por pescaria,gostaria muito de poder manuziar uma carretilha porem a cabeleira é que é o problema,por isso ainda estou no velho molinete,mas já estou praticando com uma carretilha,porem não é ante -cabeleira,tens uma indicação?

  3. Jair L. Magalhães disse:

    Gostaria de informações de reparos na CARRETILHA BRISA 05; Estava pescando Tucunaré no lago do peixe no Tocantins e chegou um momento em que fui liberar a carritilha pra fazer mais um arremesso, daí ela ficou travada, com o carretel liberado e não voltou mais pra que fosse feito o recolhimento da linha (MULTIFILAMENTO. Não sei se tem técnico aqui em Gurupi-To. Como faço pra conserta-la?

    JAIR

  4. dansouza disse:

    Muito bom adorei esras dicas acabei de comprar uma carretilha e nao sabia desses particulares valeu!!!!!

  5. SERGIO CIRINO disse:

    Eu tenho uma carretilha direita, e do seu lateral esquerda tem duas situações que não para que serve.
    1- A primeira possuí um numeração de 0 a 10 e não sei para que serve.
    2- A segunda e uma parte que temos que apertar para que seja ativado algo que não sei o que é.
    Obs: a minha carretilha é parecida com a que aparece na 7ª foto apresentada na dica de como regular carretilha.

  6. Luiz Carlos de Moraes disse:

    Caros senhores

    Ganhei uma carretilha Abu Garcia modelo Mörron ZX 3600 lançamento novo da Abu, acontece que no manual de instruções o mecanismo demonstrado é diferente do que tem na carretilha e eu não sei como regular.
    Será que os senhores poderão me auxiliar.
    Fico muito grato se for possível uma ajuda dos senhores.
    Um grande abraço.

    Moraes1934@hotmail.com

  7. mauricio jorge disse:

    gostei,agora vou pra aula prática kkk

  8. Carlos Rob. Campos disse:

    Minha carretilha esta c/ algum problema na hora de recolher, não consigo recolher mesmo c/ pressão mínima, pode me ajudar.

Deixe um comentario