Recanto dos Peixes – 13/05/11

Uma ótima pescaria com bóias cevadeiras foi realizada por Kleber Sanches e leitores em plena sexta-feira 13. O frio está cada vez mais intenso, mas não foi empecilho para um grande número de capturas de Tambacus de bom porte e até um baguá apareceu no eva! Com desafio é mais prazeroso!

 

 

 

E amigos do Loucos!

Sabendo que o frio está chegando cada vez mais e que em breve será muito difícil fisgar os grandes tambas na minha modalidade preferida, com bóia cevadeira, me programei para ir ao pesqueiro onde fisguei os meus primeiros grandes redondos, o Recanto dos Peixes de Monte Mor.

Estava difícil arrumar um parceiro para me acompanhar nessa pescaria, mas eu não desanimei porque nada me faria mudar de idéia. Sai de casa na sexta-feira de manhã sozinho e cheguei logo em seguida ao local abrir. Para minha sorte, o amigo que estava pescando ao lado era leitor do Loucos por Pesca e logo veio conversar comigo. Ele se propôs a me ajudar a retirar os peixes da água, a tirar fotos e foi inclusive uma grande companhia durante toda a pescaria.

Arrumei meus equipamentos e comecei a cevar. Primeiro armei uma cevadeira com chicotinho curto e ração com essência de banana em um anzol chinú ( Iseama Bravo) da Gamakatsu, montagem que sempre me rende muitos tambas no Recanto quando eles estão mais manhosos.

Depois armei uma vara com esquema tradicional de cevadeira, com chicote de 2,5 metros, bóinha, um eva caramelo na linha, 2 no anzol de robalo 2/0 e a miçanga com escrita japonesa de isca.

OBS: a distância da bóinha para o primeiro eva deve ser de cerca de 50 cm, estando próximo na foto acima apenas para facilitar a visualização.

Os peixes estavam subindo pouco no ínicio e o aerador ligado atrapalhava bastante porque espalhava muito a ração. O dia foi esquentando e um funcionário desligou o equipamento, o que logo começou a dar resultado. Os tambas passaram a subir melhor e não demorou para a primeira batida bruta no eva. Fisguei forte, com a pancada seca da linha multifilamento, e logo imaginei que se tratava de um grande peixe. Como não gosto de criar expectativas fiquei tranquilo, mas o Reinaldo desde o começo avisava: “Kleber, esse é dos grandes!”. Realmente o duelo era característico de um gigante, com tomadas de linha mais pesadas e lentas e o peixe sempre brigando na superfície. Quando ele colocou o lombo pra fora logo vimos que era gordo, mas só tive a noção exata da encrenca quando o retiramos da água. Dá-lhe baguá pro Loucos!

Pesamos na balança e o bicho cravou pouco mais de 21kg!

Fiquei muito feliz de começar o dia logo com um baguá e na cevadeira com eva. Foi uma quebra de recorde minha neste pesqueiro e um dos maiores peixes que já vi no Recanto dos Peixes.

Além de ser muito gente boa, o Reinaldo também é fanático pela pescaria com bóia cevadeira, o que foi muito bom porque cevamos junto. Em menos de meia hora foi a vez dele tirar seu primeiro tamba.

Mantendo a mesma montagem que iniciei o dia, fisgo outra encrenca que briga bastante, principalmente próximo a margem, característica dos peixes deste local, e logo enche o passaguá!

O dia prometia muito tamba!

Em seguida, os peixes pararam de subir na ração, mas eu notei que eles estavam um pouco abaixo da superfície. Reduzi o chicotinho da minha outra vara com cevadeira e na ração com essência de banana fisguei mais um belo exemplar.

Os peixes estavam muito gordos! A largura do rabo desses bichos estava bem maior do que de costume, fato que com certeza está ligado ao fim da temporada. Eles já comeram bastante e estão estocando gordura para a chegada do frio.

Em menos de dez minutos já garanto outro tamba na ração.

Percebendo a falta de produtividade do eva naquele instante, resolvi tirá-lo e coloquei um coquinho no anzol chinú à cerca de 15 cm de profundidade. Nos primeiros arremessos não tive resultado, mas insisti um pouco e quando vi minha bóinha afundando fui rápido e bruto! O peixe deu várias rabadas na superfície, onde achei que poderia ter sido fisgado enroscado, mas quando ele encostou na margem, logo vi que tinha sido pela boca. Grande exemplar!

Era o dia dos bitelos no Recanto dos Peixes! Dá-lhe bicho gordo!!!

Enquanto eu estava tirando esse pretão, minha cevadeira com ração afundou e consegui fisgar o peixe mesmo que de maneira desajeitada. Passei a vara para o pescador ao lado e o Joabe fez o trabalho.

Nesse dia, os tambas estavam mordendo até a bóinha vermelha, então o Reinaldo teve a idéia de testar uma miçanga vermelha e conseguiu algumas capturas.

Os peixes pararam um pouco de subir quando chegamos ao meio-dia e aproveitei para recarregar as energias. Lavei o rosto, tomei água e comi um salgado, pois a intenção era não fazer mais pausas durante a tarde. Louco por pesca que sou, queria aproveitar o belo dia que estava muito bom de ações!

Quando voltei ao lago, foi a vez da esposa do Reinaldo, a dona Inês, fisgar um bonito Tambacu no mesmo esquema da cevadeira com chicote curto e ração com essência de banana.

Percebi que eles tinham voltado a comer mais na superfície e retornei com o eva. Enquanto ela tirava a foto, consegui fisgar mais um Tambacu e registramos o dublê.

Dessa vez estava com a miçanga camarelo e os evas da mesma cor. Iniciei ali então uma grande sequência de tambas!

Foram quatro peixes seguidos, não desperdiçando um arremesso sequer!

Era o tempo de encher o copo de ração, arremessar a bóia na água e esperar a rápida sugada dos peixes!

Quando soltei este último peixe, tive uma sequência muito grande de azar também. Os ataques continuaram acontecendo, eu fisgava e chegava a brigar bastante com os peixes, porém eles estavam escapando. Foram seis tambas perdidos em cerca de uma hora de pesca.

Já estava no final do dia, quando consegui quebrar a fase ruim, dessa vez utilizando evas marrons e miçanga da mesma cor.

O alívio foi grande e depois de perder tanto peixe resolvi até abraçar o bicho!

Um grande amigo que conheci nas pescarias e fiel leitor do Loucos por Pesca, senhor Carlos, chegou no final do dia e cevou um pouco conosco. No conjunto de evas e miçanga escura também garantiu seu tamba!

A pescaria voltou a ficar boa no final e junto com o Reinaldo garantimos um dublê!

Dois belos exemplares para coroar a dupla!

O amigo já tinha ido embora seguindo viagem rumo à São Bernardo do Campo, quando fisguei meu último peixe e com a ajuda do Carlos fizemos o registro.

Essa pescaria foi muito boa tanto pela quantidade de ações quanto pelo fato de ter feito uma nova amizade com um leitor do Loucos por Pesca e também reencontrando um velho amigo pescador. Para deixar o dia perfeito mesmo ainda tive um baguá e vários tambas de bom porte nos braços!

Abraços a todos e dane-se o frio galera, VAMOS PESCAR!

Imagens: Kleber Sanches, Reinaldo Morishita

Texto: Kleber Sanches

E-mail: kleber@loucosporpesca.com.br

Pesqueiro Recanto dos Peixes

ESTRADA DE MONTE-MOR/SP – KM 19,5

Tel: (19) 3879-1834 ou (19) 9773-0031 (Luis)

AGRADECIMENTOS

O Boto – www.oboto.com.br

Massa Farofa do Carlão

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback para o seu site.

12 Comentarios to “Recanto dos Peixes – 13/05/11”

  1. Fabio Testa disse:

    Bela pescaria Klebão!

  2. netinho loucos disse:

    aaa mlq! VALEU A PENA?

  3. guilherme disse:

    Kleber você pode me dizer onde você compra esses EVAs

  4. leo gavazzi disse:

    baguá???
    nao eh biguá???

  5. Joabe disse:

    OW Valeeo kleber por colokar minha foto no seo site gosteii do site atravez delee
    vouu ir eiim alguns pesqueiro bom hehe !!
    vou no Lagoa dos patos logo mais belee
    Abraços feraa

  6. Fernando facchin disse:

    bela materia kleber nunca tinha visto tamba desse tamanho do recanto dos peixes no maximo 17 kg parabens. abs te a proxima

  7. Braian disse:

    Ola Joabe! queria saber quando que você vai no lagoa dos patos? eu vou la direto! quem sabe agente se encontra la! eu gosto de ir no lago principal de pesca esportiva na parte de frente para entrada. quem sabe agente se encontra…

  8. Fala Kleber ! Bela pescaria eim ! Lá no recanto não tem erro, tem peixe demais hahaha .. Fui na segunda e tirei uns 15 tamba.De 10 a 15 kilos mais ou menos !
    Vamos ver até quando vao subir ! haha
    Abraços !

  9. Luis Gustavo disse:

    e ai equipe do loucos, eu sei que nao tem nada a ver , mais vcs poderiam fazer uma materia explicando como pescar com sebo de boi flutuando para o dicas ou respoder por aqui mesmo valeu abraço a todos bom fim de semana e pescarias

  10. Fernando Souza disse:

    Ai Klebão boa pescaria ainda mais com a chegada do frio quando os tambas fica menos ativo abraços

  11. guilherme disse:

    nesse mesmo dia me consagrei campeão de um campeonato de pesca na minha cidade

  12. PEDRO CELESTINO NETO disse:

    OLÁ
    FAÇO ESCULTURAS EM FIBRA DE VIDRO,ESTOU PRECISANDO DE FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO DE PEIXE; PINTADO,PACU E DOURADO.
    QUEM PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO.
    VEJA MEUS TRABALHOS NO ORKUT PEDRO ESCULTURAS

Deixe um comentario