Pesqueiro Santa Tereza – 20/03/10

Nada melhor que uma boa pescaria em família, com boas Tilápias fisgadas e um lindo Tambaqui. O Pesqueiro Santa Tereza é uma bela opção para esse tipo de lazer, já que conta com boa estrutura, comida saborosa e atendimento à beira do lago.   

 

Olá Loucos!!!

Manhã de sábado, eu, meu pai Edival e meu tio Nino (responsáveis pela minha paixão por pescaria) fomos ao pesqueiro Santa Tereza em Indaiatuba, lugar preferido deles e que frenquentamos há um bom tempo.

Chegamos ao pesqueiro por volta das 07:30 e já tinha gente no lugar que costumamos pescar no lago principal, mas como neste dia fomos com intenção de pescar com cevadeira, ficamos perto do restaurante, lugar com bastante espaço e sombra pela manhã.

Armamos algumas varas de fundo alternando as iscas entre mafish, salsicha, minhocoçu, pão e ração na pinga, e logo no primeiro arremesso meu tio engatou um tambinha briguento.

Logo em seguida, demos início a um dos meus tipos de pescaria preferido e que daria resultado ao longo do dia, a pescaria com cevadeira! Meu tio já foi com a vara montada e a combinação bóia, ração flutuante, EVA e coquinho resultaram na primeira Tilápia do dia, cerca de 2 kilos.

Montado o meu kit, cevadeira com chicote de 2 metros, EVA e miçanga cor de café, fisguei minha primeira Tilápia. Material preparado para os tambas, mas que entram belissimas Tilápias também nesse pesqueiro.

Os peixes estavam subindo manhosos no começo. Ou se assustavam com a cevadeira ou subiam e não entravam. Como bons pescadores fizemos várias tentativas, aumentamos o chicote, tiramos o EVA, trocamos miçanga, ração na pinga, colocamos dois EVA’s na linha,  e a última opção resultou num belo Tambaqui de 14 kilos. O briguento não se entregou tão fácil, tomou linha, se enroscou, mas no fim se rendeu para a foto!

O peixe chamou atenção de outros pescadores que vieram conferir o tamba e perguntaram que isca estavamos utilizando. O pesqueiro tem redondos de bons tamanhos, porém os que mais saem estão na faixa de 10 e 15 kilos. Existem relatos de tambas de 20 kg e um funcionário do local afirmou que na semana anterior saiu um gigante de 30kg. Espero em breve tirar um desses para os loucos!

Peixe devolvido à água, voltamos aos arremessos no meio do lago utilizando dois EVA’s, já que tinha dado bom resultado. Mais uma Tilápia confunde coquinho com ração e vem pra foto.

Meu tio engata outra.

E depois mais um tambinha na mafish de fundo.

Os peixes estavam subindo bem e não precisava de muita ração na água. Foi ai que uma bela Tilápia de 3kg veio pra foto.

A foto abaixo mostra a parceria dos irmãos que já deve durar no mínimo 40 anos de pescaria. União essa que me ensinou muita coisa e me inspira!

Por volta do meio dia, os peixes voltaram a ficar manhosos e decidimos deliciar um ótimo almoço oferecido no pesqueiro.

De volta à pescaria fisgo duas Tilápias em seguida na cevadeira. Os peixes deste lugar são gulosos e quando entram dificilmente escapam, pois engolem bem a isca com anzol.

Notamos uma boa parada. O sol estava muito forte e ventava muito, dificultando assim a pescaria com cevadeira. Não desistimos e meu tio fisgou um tamba que brigou bem e deu boas tomadas de linha.

Foi ai que uma varinha de mão foi pra água e ficou parada no lago. Olhei aquela cena e pensei que já tinha estourado a linha, pois é normal acontecer de entrar catfish e pacu nesse tipo de pescaria no Santa Tereza. A briga é sempre boa mas o peixe leva vantagem se o pescador não souber trabalhar. Meu tio faz muito bem isso e deu a dica de se caso um desses seja fisgado na varinha de mão, podemos sempre acompanhar o peixe, nunca puxe ao contrário porque a linha pode estourar. Se o peixe for para a direita, siga o seu movimento também e vice-versa. Segure firme bem na ponta traseira, para dar mais elasticidade tanto pra vara quanto para a linha (como a fricção na carretilha ou molinete) e espere o bicho cansar. Fui lá para conferir, peguei a varinha e senti um peso diferente. Achei que seria um Pacu ou Catfish mas não estava brigando muito. Fui trabalhando o bicho e uma carpa cabeçuda é quem foi tirada da água. Pesamos o peixe utilizando o passaguá e bateu 5kg. Qual foi a isca utilizada? A massa milagrosa do Márcio Giannico  num único anzol maruseigo. A receita dessa massa vocês encontram no link Dicas. Meu pai posou pra foto com o bicho!

Sob um sol muito forte e insistindo nos arremessos, vejo minha boinha afundando e lá vem bocuda na linha.

Encerrando nossa pescaria, mais uma Tilápia é fisgada.

Esperávamos por mais ações no final do dia, mas não aconteceu e ninguém estava pegando mais.

Essa foi mais uma pescaria no Santa Tereza. Um pesqueiro que vale a pena conferir pelos bons exemplares e também pela sua boa estrutura, como lagos, restaurante, banheiros etc.  Vale ressaltar que o pesqueiro reembolsa o valor do pedágio da volta caso gaste pelo menos 25 reais. Se o valor consumido ultrapassar 50 reais, você recebe dois vales-pedágio, sendo um para ir embora e outro para voltar futuramente ao pesqueiro.

Valeu loucos e até a próxima pescaria!

Imagens: Edson Paes, Edival e Ernesto

Texto: Edson Paes

E-mail: edson@loucosporpesca.com.br

 

PESQUEIRO SANTA TEREZA

Alameda Antônio Ambiel, 445

Bairro: Helvétia – Indaiatuba/SP

www.pesquepaguesantatereza.com.br

(19) 3894-6323 ou (19) 3835-3954

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback para o seu site.

7 Comentarios to “Pesqueiro Santa Tereza – 20/03/10”

  1. Rodolfo Lenzi disse:

    Toda vez, um tambaqui, hein? hehehe

    Essas tilápias não dão sossego mesmo, eu sei…

  2. marcinho disse:

    hehe,realmente pescar ja e fantastico, com a familia entao torna se um ambiente fascinante.
    boa edinho bela materia, ate cabeçuda apareceu na massinha hehehehehehehehe

    valeu brother parabens
    abrassss

  3. Fábio disse:

    Parabens para todos bela pescaria…
    Belas tilápias ERNESTÃO!!! ABRAÇS

  4. Limao disse:

    Tilapias e mais tilapias, e nada melhor doque pescar em familia..E ainda um tamba bunito parabens pelas pescaria.

  5. Kleber Sanches disse:

    Boa pescaria Edinho. Essa infelizmente eu não pude ir, mas em breve vamos combinar uma no Santa Tereza. Mesmo eu que não sou mto fã de pescaria de Tilápia, gostei de pegar umas bocudinhas pelo bom tamanho dos exemplares ai. Belo Tambaqui hein? Quer dizer que agora não pega mais tambacu? hahaha os douradões tão contigo!!! Abraços

  6. DJ LODOVÂNIO disse:

    PARABÉNS PELA MATÉRI,SOU DE INDAIATUBA E TAMBÉM PEGUEI VÁRIOS EXEMPLARES NESSE PESQUEIRO INDICO Á TODOS VISITAR

  7. Edinho disse:

    Tenho sorte com Tambaqui nesse lugar!!! hehehehe….espero pegar mais da próxima vez….e vamo junto Klebão!!!

Deixe um comentario