Pq. Novo Anhanguera – 04/04/09

Desta vez, parte de nossa equipe (Rodolfo e Thiago Camilotti) esteve no último sábado no Pesqueiro Parque Novo Anhanguera, no Jardim Britânia, pertinho da Capital São Paulo.

Diria que esse é um pesqueiro um tanto quanto polêmico. De início, quando demonstramos a intenção em promover uma matéria no local, pra tentar mostrar um pouco da infra-estrutura e dos peixes, fomos informados de que o pesqueiro não teria interesse, sob o argumento de que não necessitam desse tipo de apoio, uma vez que já possuem público suficiente e tem receio de que não possam suportar uma demanda maior de pescadores.

No entanto, como pescador que sou, não deixaria de pescar e expor minhas impressões sobre o local, mas sempre com único e exclusivo intuito de oferecer informações a outros pescadores, que é o nosso principal objetivo.

Pois bem. Por que eu disse que se tratava de um pesqueiro polêmico? Pelo simples fato de ser diferenciado, em inúmeros aspectos, e por tais motivos, sempre foi alvo de discussão entre os pescadores, rendendo muito debate, principalmente em comunidades do Orkut.

O pesqueiro abre seu portão às 7 horas. Chegamos as 6:30h e já tinham oito carros em minha frente. Assim que a entrada foi liberada, rapidamente os pescadores buscam os lugares mais próximos à entrada para encurtar a “corrida”. Chega a ser engraçado, pra não falar outra coisa, ver alguns pescadores até sexagenários, pular de dentro de seus carros e partir em disparada, com suas tralhas em mãos, em direção ao lago em busca de bom lugar. Confesso que fiquei espantado.

Enfim, durante a matéria abordaremos mais o assunto. Vamos à pescaria.

Consegui um lugar no meio do lago e comecei a montar meus equipamentos. Usei uma vara arremessando mais próxima à margem, utilizando salsicha no fundo e outra arremessando no meio do lago com massa no fundo. As massas utilizadas foram as mais variadas possíveis: de  maracujá, p40, p45, banana e mel, etc.

Algumas iscas são proibidas no Novo Anhanguera. Não é permitido levar pedaços ou filés de outros peixes que não do próprio pesqueiro. Também não pode usar bóia cevadeira, muito menos miçangas.

Logo de manhã minha vara com salsicha envergou com força, peixe fisgado começa a parte boa. Quando o peixe se aproxima e reboja, deu pra ver que se tratava de uma bonita Pincachara que em seguida foi pra foto.

Eram 8:30 da manhã e já não havia mais nenhum lugar disponível no lago, pescadores disputavam arremessos lado a lado, tentando achar uma brecha pra lanças suas iscas. Teve gente que chegou ao pesqueiro e teve que dar meia volta, pois não haviam mais lugares. Esse é um problema, o lago é pequeno.

Os peixes pra variar estavam muito manhosos, davam pequenos toques nas massas e uma leve carregada na linha. Não puxavam com vigor, era necessária muita atenção pra perceber a ação do peixe e acertar a fisgada. Foi assim que o primeiro Tambacu, bem clarinho, apareceu.

E foi assim o dia inteiro, massa no fundo, atenção na linha e mesmo assim muitas fisgadas em vão. Peguei mais alguns Tambas, mas nenhum de tamanho expressivo.

Por fim entrou um Tambacu um pouco maior. Este já tinha um tamanho razoável e rendeu uma briga melhor na ponta da linha.

Do meio da tarde para o fim, resolvi utilizar salsicha boiando com um anzol direto na linha. Era lançar no meio e os rebojos em volta da isca eram freqüentes. O curioso é que os peixes sumiam com a isca mas não eram fisgados, chegavam a fazer a salsicha pular pra fora d’água, mas não abocanhavam com vontade. Até que uma Matrinxã mais ousada resolveu dar o ar da graça.

Logo em seguida, foi a vez de um Dourado acabar com o marasmo, mas logo depois de fisgado conseguiu se desvencilhar do anzol. O Thiago, nessa hora, tirava um Cat-fish que pegou no fundo próximo à margem.

Minutos depois, um Dourado de bom porte resolveu me dar trabalho. Era muito bonito, mas eu estava com o anzol direto na linha e após trazê-lo até a margem, ele escapou.

Enquanto isso, a vara do Thiago novamente é puxada e dessa vez quem apareceu foi um pequeno Pintado, também pego com salsicha.

Sua outra vara que estava próxima ao aerador também foi atacada, agora uma valente Pirarara foi para a foto.

Peixe solto, poucos minutos depois, no mesmo lugar novamente a vara quase vai pra água. Outra Pirarara do mesmo porte resolveu aparecer.

Nosso amigo Paulo, de Pedreira-SP, também fisgou um Tambacu com massa no fundo.

A pesca se encerra às 18:00, mas às 17:30 eles tocam uma sirene pra te avisar que está acabando. Se você não parar de pescar às 18:00, já terá acrescido em sua comanda mais R$ 10,00 por hora pescada dali em diante.

E assim nosso dia teve seu fim, muito satisfeito pela companhia dos amigos.

É isso ai galera, espero que tenham gostado.

Abraços e boas pinchadas!

Imagens: Rodolfo Lenzi e Thiago Camilotti

Texto: Rodolfo Lenzi

E-mail: rodolfo@loucosporpesca.com.br

20 Comentarios to “Pq. Novo Anhanguera – 04/04/09”

1. Diego Larroa disse:

Amigos, bela materia, mas tenho que dar minha opnião, eu fui a esse pesqueiro e passei pelas mesmas coisas, quando cheguei a 6:00 da manha era o 3 carro da fila, quando era 7:00 abertura do portão, tinha mais uns 15 carros atraz de mim, ate então tudo bem , na hora que o portão abriu, parecia um bando de animais, sairam atropolendo tudo, largando o carro com as portas abertas para pegar um lugar, eu fiquei chocado e sinceramente me desanimo na hora, eu fui o 3 a chegar e quase o ultimo a chegar no lago, quando eu desci para o lago ja estava quase todo acupado, juro que quase foi embora , fiquei motivado pelos peixes que me falarm que tinha( Pintado e Pira), bom resumindo , fora isso uma turma que sempre esta la, e muito chata, fica arrumando confusão com todo mundo, uma hora vai dar merda, e fora isso aquele japones do Jorge, não pode ver vc tirar um peixe da agua para bater uma foto que ja vem e cola do seu lado, e uma chatice, mas realmente tem muito peixe, muito mesmo e grande, mas o lago e pequeno, falta atendimento e organização, e principalmente mais respeito dos pescadores que la frequntam , na verdade aquilo pra mim não e pescador, bando de animais, um abraço amigos, sou novo aqui e estou acompanhando vcs, parabens pelo belo trabalho, abraço Diego

2. marcio disse:

parabens pela materia rodolfo e tito, mais sinceramente nao tenho vontade alguma de conhecer este “pesqueiro”
    da pra c ter um ideia legal pela materia e pelo comentario do nosso amigo diego larroa.
    com certeza tem muito peixe mesmo, mais d q adianta né …………………..

abrasssss

3. Fernando disse:

Pelo preço que se é cobrado o local peca pela infrainstrutura e atendimento ao cliente. Pelo que percebi as únicas pessoas que são bem atendidas são alguns amigos do Jorge que deve ser o dono do local. Ao passar um dia lá fiquei com a impressão de que o tal Jorge está nos fazendo um favor de nos deixar pescar em seu lago, ele só esquece que a taxa cobrada para entrada, alimentação e bebida é igual ou maior a de pesqueiros com total infraestrura como o Tio Oscar.

4. Marcelo disse:

Fala pessoal!!!
    Então, nunca fui neste pesqueiro e lendo os comentários dos colegas nunca irei mesmo!!! Ir no lugar e pagar pra se sentir mal tratado como se estivessem fazendo um favor pra vc pescar lá! Tá louco! Em qualquer tipo de negócio o foco deve ser no cliente!!! Agente sabe que tem gente que exagera com peixe fora d’ água e tal, e tem que chamar a atenção mesmo, mas não da forma terrorista que este tal de Jorge faz!!!
    Peixe grande tem em muitos outros lugares em que se pode pescar e ser bem tratado.
    Abraços.
    Marcelo

5. ALEXANDRE SAPATEIRO disse:

É GALERA APÓS LER OS COMENTARIOS ACIMA SÓ POSSO TER UMA IMPRESSÃO , O LUGAR É MARAVILHOSO POIS TEM O Q O PESCADOR QUER Q É BASTANTE PEIXE , PORTANTO CONCORDO COM OS OUTROS Q ESCREVERAM É MELHOR VCS NAO IREM LÁ MESMO POIS FALANDO MAL VIVE LOTADO IMAGINA SE FALAR BEM NÉ .
    PS: SORTE Q SOU AMIGO DO JAPONES Q VCS FALARAM POIS SOU MUITO BEM ATENDIDO LÁ

RODOLFO AS FISGADAS PERDIDAS É PQ VC É UM LINHA BAMBA MESMO , TEM Q APRENDER A HORA CERTA DA FISGADA

ABRAÇOS

ALEXANDRE SAPATEIRO

6. Zé Nunes disse:

Olha já fui 2 vezes nesse pesqueiro realmente se pega peixes lá, mas não da para comparar com Taquari, Tio Oscar etc….realmente é um clube da Luluzinha, onde vai um monte de homens querendo pegar peixe, porém esquecem que a idéia é relaxar e passar bons momentos, resumindo o clima do pesqueiro não é nada amigavel, só curti pq eu fui acompanhado de meus amigos.
    Olha o comentário do tal ALEXANDRE SAPATEIRO, esse é um tipico pescadorzinho que vai nesse lugar e se acha o pescador de Piraíba!!!rs
    Se tiverem que ir em um bom lugar vão para Tio Oscar, Pantanoso, Taquari, Lago Azul etc.

7. Victor disse:

Também nunca irei nesse lugar. Agora descobri porque outros sites de pesca nem mencionam esse lugar( pra não dizer outra coisa). Lago pequeno, atendimento ruim e 40 reais pra entrar é coisa para caxias. To fora!

8. nelson disse:

galera eu estive por 2 vezes neste pesqueiro, a taxa realmente é cara mas se voce considerar de se não pagar pedagio ida e volta dá quase mesmo valor.
    agora existe um ditado no pesqueiro que o tal do Jorge num tem interesse que vá mais pescadores no local, somente seu “AMIGOS”. num pode cevadeira, chuveirinho etc…

MAS SE VOCE OLHAR A AGUA É LIMPINHA , DÁ PRA VER OS DOURADOS
    NADANDO NA FLOR DA AGUA.

9. gabriel disse:

o pesqueiro deve ser uma merda pelos comentarios dos amigos eu antes de entra nessa pag tinha curiosidade de conhecer esse pesqueiro mas agora quero distancia
    deve ser um lixo
    vcs querem uma boa dica de pesqueiro
    ranchao do peixe perto de sp otimos peixes e sem frescura
    uma boa dica dica ea salsicha e o pao flutuando

10. JOSE ROBERTO SARRO disse:

gostaria de dizer o seguinte è muita frescura …os pescadores não são bem atendidos….aqueles que são chamados por vcs…”””!”AMIGOS DO JORGE””, esses sim tem a preferencia do atendimento….e são os que não reipeitan ninguem, parecem mesmo os donos do pesqueiro….ja fui lá sim umas quatro vs…1 dia de sabado , os outros dia de semana….sim tem muitos peixes mas como vcs.dizem é só pegar o peixe …e ja tem alguem do lado para te encher o saco…peguei vs…peixes grandes la
    mas o maior que peguei..comno ja estou acostumado com peixes grande…esse deveria tem mais ou menos de 22 a 25 kgs…foi durante a semana…agora voce acredita só porque era no inerno não me deixaran eu nem tirar o peixe da agua…vcs…acreditan nisso portanto eu nunca mais fui….abraços…amigos….

11. Rodrigo disse:

Pessoal , parabéns pela matéria !!!

Obrigado por divulgarem esses lugares onde não somos bem tratados . Não é só pq o lugar tem bastante peixes que o dono pode maltratar os frequentadores. Prefiro ir num lugar limpo , com boa infraestrutura e ser bem tratado , mesmo que não tenha muitos peixes do que ir nesses butecos onde só tem cachaceiros que se dizem pescadores , afinal saímos de casa para relaxar e proporcionar divertimento aos nossos familiares e amigos .

Abraços á todos !!!

Rodrigo / SP

12. Fabio Y disse:

R$ 40,00 de entrada pra passar nervoso, ser mal atendido? Estou fora. Prefiro rodar mais, pagar pedagio mas ter atendimento de qualidade e pescaria boa e tranquila. Peixe de bom tamanho tem no Taquari, Tio Oscar, Pantanosso, Maeda, Monte Negro …… Esse Novo Anhanguera eh pra quem gosta de sofrimento.

Abracos

13. JOÃO ARTHUR disse:

ESSES AMIGUINHOS DESS JORGE,ACHAM QUE SÃO PROFISSIONAIS,MUITO MALAS !!ACHO QUE ELES ESQUECERAM QUE ESTÃO EM UM PESQUEIRO!!!!E PESQUEIRO EU VOU PRA FAZER AMIZADES TROCAR IDEIAS COM OUTROS PESCADORES QUE NÃO SÃO MALAS!!!!!!!ABRAÇOS!!!!!!

14. Dayfison disse:

Gente muito obrigado, por essa matéria e pelos comentarios, juro eu estava disposto a ir até lá amanhã, mesmo sendo caro. Acredito que vale muito mais apena rodar mais, pagar pedagio, mas ser bem tratado, ainda bem que existe tantos outros lugares, para escolher, e assim não ficamos a mercer destes mercenarios.

obrigado.

15. nilson disse:

Bom pessoal ja fui la uma vez para nunca mais um lugar pequeno ,povo mal educado, tem uma turma la amigo do japones um bando de gente metido,chato não vale a pena se quiser ir para passar nervoso,fui mal atendido gente suja de terra fazendo lanche durante a semana ,tem pesqueriro muito melhor e muito masi barato pode ter certeza.

16. Fernando disse:

Moro ao lado desse pesqueiro e nunca tinha escutado falar…tentei eir lá final de semana passada e não me deixaram entrar…Graças a Deus…parece ser uma zona esse lugar, vou continuar indo mais longe em pesqueiro de qualidade como Tio Oscar, Maeda e Pantanosso…Abraços

17. Alexandre Oliveira disse:

Olá galera.
    Realmente quem não foi ,não vá, tinha peixe, é verdade, mas a entrada é coisa de maluco ,fui com meu filho de 10 anos e dirigi 150 km para chegar lá, quase não peguei lugar, apesar de ser o primeiro a chegar no portão, na segunda já estava escolado entrei com o carro e o moleque pulou com vara na mão e correndo igual soldado pulando de helicóptero, terceira ? nem pensar !!!! Não tem companheirismo, só um bando de puxa-saco do dono que gritam ,enfernizam, uns malas… tinha um chato com o mesmo nome que o meu que deu vontade até de trocar de nome de tanto que ele encheu o saco, se vc fisgar um grande , já aparece dois caras e fica de prontidão ao seu lado, foto? vc tem 2 segundos e olhe lá!!! se quiser uma guelra de tilápia do latão de lixo, paga e caro !!!!!!!!!!!! Se forem, não digam que eu não avisei…….

18. NEY disse:

> Prezado, Amigos,

> Estava eu com minhas tralhas p/a ir a este pesqueiro, avisaram me que havia muitos redondos, convidei varios amigos, tudo pronto a galera animada, depois de varias cervejas e preparativos p/a o sabado dia 30/07/11.
    > As 21:39 resolvi abrir a pagina dos loucos, p/a conhecer um pouco do pesqueiro e ler o que a galera fala, Amigos estou fora; Regras tudo bem mas chatice NAAAOOO
    > Este cara ai propietario tem que pescar, se esta nervoso.
    > Cancelamos tudo via fone, e vamos p/a o litoral Peruibe, pequeiro 3 irmãos ñ conheso, vamos la.
    > Desculpem pelo email mas pescar p/a mim é uma Arte.
    > Abraço a todos os amigos pecadores
    > E vamos pinchar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

19. George Martiliano disse:

É galera… sem chance ir á um pesqueiro como esse !!! Achei o nome desse pesqueiro por acaso, pois estava lendo uma matéria sobre o pesqueiro Arujá e lá dizia que eles receberam vários peixes de grande porte oriundos do tal “Anhanguera”. Aí pensei… se o cara fornece peixes desse porte, imagina como será o pesqueiro do “Seo Jorge” ?? Não dá mesmo rapaziada… Vou visitar o pesqueiro Arujá em breve e tenho certeza que o lugar é muito bom, além da boa infra que os caras têm.

Grande abraço !!

E… Vamos pescar pessoal !!!

20. ricardo disse:

bom dia ,,,,,,,,,,galera das aguas,,,,,,estive pesquisando alguns pesqueiros e que me deixaram abismados , realmente o novo anhanguera é um saco,,,,relaxar esquece, passamos o dia laçando linha,,,,voltar la nunca mais,,,,,,,,,,,,,que o japa é totalmente brasileiro isto é so quer saber de dimdim,desorganisado pra não dizer mais nada…..to fora destes ,,,sou viciado em pescar mas com tranquilidade paz ,muito ou pouco peixe não paga estes fatores ,,,,,,um abraço a todos,,,,,,,,,,,e boas festas com muita