RIO ARAGUAIA – EXPEDIÇÃO SELVAGEM!

EXPEDARAGUAIA05

Nossos amigos fizeram uma verdadeira aventura pelas afamadas águas do Rio Araguaia. Eles resolveram explorar trechos até então pouco conhecidos pelos pescadores esportivos, onde buscaram as cobiçadas Piraíbas e Pirararas literalmente na raça! Com muita disposição, belas rainhas foram o prêmio pela batalha! 

 

 

 

Olá amigos.

Nossa aventura começou há muitos anos atrás, quando eu (Saulo) e meu companheiro de pesca (Wender), tivemos a ideia de nos aventurarmos em busca de peixes troféus pelo Brasil.

No ano de 2012, optamos em começar nossa expedição no Rio Araguaia, em busca das sonhadas Piraíbas, mas contando com um guia experiente da região, pois desconhecíamos os perigos daquelas águas, e a forma que seria a pescaria, então resolvemos não arriscar.

Resumindo a história, nos apaixonamos pela pesca de Piraíbas e pelo Rio Araguaia e nos anos de 2012, 2013 e 2014, continuamos a contar com os excelentes guias em nossas expedições e somente em busca das Piraíbas, onde em todas obtivemos sucesso e muitas capturas.

Ainda em 2014, após a expedição bem-sucedida junto com o Loucos por Pesca, voltou a ideia de aumentar a dificuldade, e o contato com a natureza, surgindo então a vontade de acampar na beira do rio. Levar nosso próprio motor de popa e nos aventurarmos com as técnicas de pesca aprendidas e aprimoradas nos anos anteriores.

Em comum acordo, eu, Wender e Ricardo, acreditamos que deveríamos procurar uma região sem relatos, onde ninguém pescava Piraíbas.

Para isso, utilizamos a ferramenta “Google maps”, saímos mapeando o Rio Araguaia e cidades ribeirinhas. Chegamos então as cidades de Barreira do Campo-PA, Caseara–TO e Araguacema–TO, enfim este seria o trecho explorado para a pescaria.

Como em rio não se brinca, ficamos apreensivos e preferimos encontrar um conhecedor da região para nos guiar nas águas e no acampamento. Escolha mais que acertada, pois nosso guia Pedro “Macgyver”, carinhosamente apelidado assim por nós, se mostrou um exímio conhecedor da região, pescador excepcional e mateiro experiente, nos dando todo suporte necessário.

Achamos que teríamos dificuldades na pesca, pois é uma região praticamente sem lei, onde se mata muito peixe para sobrevivência da população, há muito comércio ilegal de pescado, ambiente propício para a falta de predadores, pois se passa rede até no rio por lá. Ficamos assustados com o que vimos, tentamos plantar uma semente em nosso guia e nos pescadores que encontrávamos, mostrando que a pesca esportiva, o ecoturismo, traz muitos mais recursos do que a pesca predatória, sem contar que desta maneira que eles vivem, estarão com os dias contados, pois estão acabando com nossas espécies.

VAMOS À PESCARIA!

Chegamos na região no dia 29 de setembro de 2015, onde no dia 30 já partimos com os suprimentos e 2 canoas para a expedição. Usamos para esta pescaria, motor de popa 25 Hp e 15 Hp, nada tão potente, mas o 25 Hp se mostrou suficiente para a aventura.

Começamos a pescaria somente na segunda feira, dia 31. Era lua cheia ainda e estava no último dia para troca de lua, coincidência ou não, somente nesta manhã de pesca, em um único ponto que encontramos, foram fisgadas 5 PIRAÍBAS.

EXPEDARAGUAIA01

EXPEDARAGUAIA02

Isso que é começar com o pé direito uma aventura.

EXPEDARAGUAIA03

EXPEDARAGUAIA04

EXPEDARAGUAIA05

EXPEDARAGUAIA06

Tudo isso em apenas 4 horas de pescaria, das 8 as 12 horas.

EXPEDARAGUAIA07

EXPEDARAGUAIA08

EXPEDARAGUAIA09

EXPEDARAGUAIA10

Segue relação das medidas dos bichos: 1,85 m / 1,80 m / 1,75 m / 1,69 m / 1,45 m.

EXPEDARAGUAIA11

Vimos então a dificuldade que era fisgar esses monstros sozinhos na canoa, tendo que soltar a poita, ligar o motor e a troca de pilotagem a cada fisgada, trabalho de equipe no barco, garantindo assim o sucesso.

Paramos então para um merecido almoço e já realizados com a proeza que havíamos conseguido, onde capturamos sozinhos 5 peixes de grande porte, decidimos ir na parte da tarde atrás de Tucunarés, Aruanãs, Apapas e Cachorras, pescaria em que a região mostrou potencial.

EXPEDARAGUAIA12

EXPEDARAGUAIA13

EXPEDARAGUAIA14

EXPEDARAGUAIA15

EXPEDARAGUAIA16

Não sei se havia sido a melhor escolha, pois sabíamos que a lua iria mudar e paramos a pesca dos peixes de couro naquele momento de excelentes resultados.

EXPEDARAGUAIA17

No dia seguinte, tivemos mais uma ação no mesmo ponto e a sexta Piraíba estava fisgada.

EXPEDARAGUAIA18

EXPEDARAGUAIA19

Briga boa até colocar mais uma rainha nos braços.

EXPEDARAGUAIA20

EXPEDARAGUAIA21

EXPEDARAGUAIA22

EXPEDARAGUAIA23

EXPEDARAGUAIA24

EXPEDARAGUAIA25

Depois nem sinal de peixe, então fomos almoçar. Na parte da tarde pegamos a primeira Pirarara da expedição.

EXPEDARAGUAIA26

EXPEDARAGUAIA27

EXPEDARAGUAIA28

EXPEDARAGUAIA29

Tivemos alguns inconvenientes na pescaria, ficamos isolados do mundo, sem sinal de celular e contato com a família, pois acabamos esquecendo este detalhe e ficamos preocupados.

EXPEDARAGUAIA30

EXPEDARAGUAIA31

EXPEDARAGUAIA32

Também esquecemos da bateria das câmeras e logo no 2° dia, com as filmagens e fotos em excesso, acabou a carga.

Mesmo com estes detalhes, no 3º e 4º dia ficamos procurando pontos, batendo isca com pouco tempo na água, pois encontrar o local ideal para soltar a linha foi nossa maior dificuldade. Assim já navegávamos em direção à Caseara–TO, nosso porto de acesso, e capturamos mais 2 filhotes desta maneira.

No 4º dia de pescaria, já dormimos em Caseara, carregamos as máquinas fotográficas, ligamos para a família, tirando a preocupação que nos perseguia.

Iríamos pescar mais 2 dias, mas devido ao sucesso da pescaria, resolvemos sair em um barco só no 5º dia e encerramos nossa pescaria na região com um dia de antecedência.

Tivemos muitas ações nesse último dia, perdemos alguns peixes e fomos contemplados com uma linda Pirarara.

EXPEDARAGUAIA33

EXPEDARAGUAIA34

EXPEDARAGUAIA35

Encerramos assim nossa primeira Expedição Selvagem por nossa conta e risco.

Imagens e texto: Saulo Rodrigo Camilo/Wender Lopes Felix

Equipe Selvagens

AGRADECIMENTOS

Loja Corricos – www.corricos.com.br

King Fishing – www.roupasdepesca.com.br

King Brasil – www.kingbrasil.com.br

Penn-Raiba Carretilhas – www.pennraiba.com.br

As Matadeiras – www.facebook.com/asmatadeiras

JRPESCA – www.jrpesca.com

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback para o seu site.

2 Comentarios to “RIO ARAGUAIA – EXPEDIÇÃO SELVAGEM!”

  1. Leandro disse:

    Saulo,parabéns irmão sempre representando.
    Lembro ate hoje vc me contando dessa aventura,como vc disse se tivesse focado mais no primeiro dia tinha pego mais piraiba.

    Abs e vamos marcar uma pescaria vc me deve uma em,kakakakaka

  2. Marcos Faraone disse:

    Boa, Saulão!!! Representando sempre no Araguaia, heim?!!! Vamos ver se tenho a msm sorte em junho…abração a vc e a tds os parceiros do Loucos!

Deixe um comentario