PESCANDO COM AMIGOS – PIRARUCUS GIGANTES!

ARAGAMIGOS54

Nosso amigo Gabriel Melazo, do programa Pescando com Amigos, foi até a Pousada Asa Branca/GO para fazer uma incrível pescaria no Araguaia/Cristalino e seus lagos. Ele e seu parceiro Murilo Rassi fisgaram muitos Tucunarés Azuis, Aruanãs, belas Pirararas e gigantescos Pirarucus! 

 

 

 

 

 

Salve salve amigos da pesca esportiva!

Peço licença a todos vocês para mostrar mais um trabalho realizado pelo Programa Pescando com Amigos, desta vez na pousada Asa Branca/GO.

ARAGAMIGOS01

Destino: Rio Araguaia – Pousada Asa Branca/GO

Não medimos esforços para voltar em uma das melhores pousadas que temos no Brasil, a Pousada Asa Branca, onde somos sempre muito bem recebidos, propriedade de um cara que lutou e luta com unhas e dentes para o crescimento da Pesca Esportiva e preservação do nosso maravilhoso rio Araguaia, nosso grande amigo e parceiro Carlinhos do Araguaia.

Saímos de Anápolis/GO no dia 05/09/2015 (domingo) logo pela manhã, onde percorreríamos cerca de 550 km até a Pousada Asa Branca/Javaé e de lá partiríamos até a Pousada Asa Branca/Cristalino, onde seria nossa estadia no decorrer da semana, desta vez.

Viajem bem tranquila, chegamos ao local sem problemas algum, graças a Deus, hora de montar as tralhas e organizar os equipamentos de filmagem e descansar, porque no dia seguinte já começava nossa jornada dentro do rio, que desta vez, seria guiada pelo Renato (Gaguinho).

1º dia de pesca

Decidimos começar nossa pescaria indo atrás dos Apapás, famosas Douradas do rio Araguaia, peixe muito bonito e bastante esportivo, porém, sem sucesso. Capturamos alguns Mandubés e Candirus apenas.

Com medo de perder o dia, voltamos à Pousada, almoçamos e mudamos a rota, indo direto ao rio Cristalino, focando na pescaria com iscas artificiais para capturar os Tucunas e as Aruañas. Para nossa surpresa, começou a chover, o que estava fora de nossos planos, então desligamos os equipamentos de filmagem e fotografia e fomos nos divertir.

ARAGAMIGOS02

Tivemos muitas ações!

ARAGAMIGOS03

ARAGAMIGOS04

Ficamos bem animados em voltar no dia seguinte.

2º dia

Com o prejuízo do primeiro dia, tínhamos que correr atrás. Nosso guia Renato informou que tinha um lago que já havia alguns dias que não entrava gente, pois tinha um bom trecho de arrasto de barco, o Lago do Anzol. Foi para lá que rumamos.

Como era época de seca, até mesmo no rio Cristalino tinha pontos de arrastos formados pelos bancos de areia. Lá vamos nós! Descobrimos que nosso cinegrafista, Vinicius Vieira, além de ser excelente na filmagem também é um bom arrastador de barco.

Fim de trecho, sem mais perca de tempo, começamos nossa pescaria. Já logo nos primeiros arremessos, muitas ações!

ARAGAMIGOS05

ARAGAMIGOS06

ARAGAMIGOS07

Muitos peixes na tela do Pescando com Amigos!

ARAGAMIGOS08

ARAGAMIGOS09

ARAGAMIGOS10

Segue uma sequência de fotos para vocês meus amigos pescadores!

ARAGAMIGOS11

ARAGAMIGOS12

ARAGAMIGOS13

ARAGAMIGOS14

ARAGAMIGOS15

O Lago do Anzol estava transbordando tucuna. Sempre trabalhando isca de superfície para mostrar as explosões dos azulões que ali habitam. Muito Tucunaré-Pitanga de pequeno porte, mas os Azuis já estavam vindo em um bom tamanho.

Pausa para o almoço, nosso cinegrafista Vinicius não perdeu tempo e foi dar uma pinchada. O menino está em fase de aprendizado, mas após pouco tempo de pincho olha só a felicidade do garoto em pegar seu PRIMEIRO Tucunaré da vida!

ARAGAMIGOS17

Momento bem animado e depois um belo almoço.

ARAGAMIGOS16

Bem alimentados, voltamos ao trabalho e mais peixes vieram preencher nosso programa de alegria! Água parada, sem vento e lago com muito peixe é sinônimo de belas imagens. Focamos na filmagem e demos um tempo para as fotos, mas segue uma para ilustrar.

ARAGAMIGOS18

3º dia

Saindo dos lagos do Cristalino, fomos em busca dos peixes de Couro do nosso rio Araguaia. Pescaria de espera, pescaria pesada! Tivemos boas notícias de um grupo de pescadores de Minas Gerais, que também estavam na pousada, e disseram que conseguiram capturar belas Pirararas, porém, em vários pontos haviam Piranhas e Botos roubando a isca. Fé em Deus, equipamentos pesados montados e vamos lá!

ARAGAMIGOS19

Conosco não foi diferente. Passamos a manhã toda sem nenhuma ação, apenas dando comida aos Botos e Piranhas. Era o prazo da isca cair na água e já estava o anzol limpinho.

Sol forte, temperatura na casa dos 40º, calor de matar! Hora de parar para dar uma refrescada, almoçar e curtir o majestoso rio Araguaia.

ARAGAMIGOS20

Quase esgotando o dia, já indignados de dar tanta comida aos Botos e Piranhas, veio o grande momento do nosso dia. O equipamento envergou de uma vez no suporte e com muito custo saiu de lá, sinal de que na ponta da linha estava um belíssimo exemplar.

ARAGAMIGOS21

Briga pesada, boas tomadas de linha, de início até achamos que poderia ser uma Piraíba, mas não, logo após deu sinais de que era uma Pirarara, mas não uma Pirarara qualquer, uma senhora Pirarara!

ARAGAMIGOS22

ARAGAMIGOS23

Lindo animal!

ARAGAMIGOS26

ARAGAMIGOS24

ARAGAMIGOS25

4º dia

Após um longo e cansativo dia no rio Araguaia, atrás dos peixes de couro, mesmo capturando um belíssimo troféu, entendemos que o forte de nossa pescaria estava nos lagos do Cristalino. Foi para lá que voltamos e desta vez o foco era as belíssimas Aruanãs, peixe que tem em abundância no local.

Pescaria toda feita no visual! Só na manha, no motor elétrico, o guia Renato ia posicionando corretamente o barco e, na superfície, com o óculos polarizado, víamos os cardumes na flor da água. Era só fazer o arremesso um pouco a frente delas e vir trabalhando a isca lentamente, elas não resistiam!

ARAGAMIGOS27

Era explosão na superfície e peixe na linha!

ARAGAMIGOS28

ARAGAMIGOS29

Peixes muito esportivos e que evidentemente não economizaram nos saltos. Em vários momentos fizemos dublês.

ARAGAMIGOS33

ARAGAMIGOS32

ARAGAMIGOS31

ARAGAMIGOS30

Festa boa é festa com muita gente.

ARAGAMIGOS34

Gostaria de dar uma pausa na pescaria e falar um pouco da alegria que ficamos em ver a quantidade de peixes e a quantidade de vida que circundam esse maravilhoso local.

ARAGAMIGOS35

A preservação é determinante para um prazeroso contato com a natureza.

ARAGAMIGOS36

ARAGAMIGOS37

A natureza existe para nós admirarmos e aprendermos que ela não é nossa, somos apenas seres que desfrutam dessas belezas e não temos direito algum de destruí-la.

ARAGAMIGOS38

ARAGAMIGOS39

As margens do rio Cristalino é quase intocada, com isso a quantidade de vida é absurda.

ARAGAMIGOS40

ARAGAMIGOS43

Ter esse contato com animais que vemos praticamente só na televisão não tem preço. Somos privilegiados!

ARAGAMIGOS41

ARAGAMIGOS42

5º dia

Sem dúvidas voltamos para o Cristalino. Novamente optamos pela pescaria com iscas artificiais e o foco eram os bocudões Tucunarés! Em muitos trechos tivemos que nos esforçar para arrastar o barco, mas na esperança de achar mais tucunas.

Suor escorrendo, calor de matar e logo chegamos no lago. Energia recuperada, hidratados, vara e carretilha na mão, equipamentos ligados e lá vamos nós para mais um dia de pescaria.

ARAGAMIGOS45

ARAGAMIGOS44

Os Tucunarés azuis logo apareceram para fazerem nossa alegria.

ARAGAMIGOS46

ARAGAMIGOS47

ARAGAMIGOS48

O Murilo também garantiu o dele.

ARAGAMIGOS49

ARAGAMIGOS50

Entre um arremesso e um tucuna, em nossa frente respiravam lindos Pirarucus. Como já sabíamos que poderia existir essa possibilidade, levamos sempre um equipamento separado para esse momento. Não passamos vontade!

Logo após o almoço pegamos algumas Traíras, organizamos o equipamento e ficamos por conta deles. Sabíamos que não ia ser fácil, mas não era impossível.

Pescaria feita também no visual e com equipamento sempre na mão. Assim que a fera subisse para respirar, era preciso um arremesso bem executado, visando sempre o mais em frente da cabeça do peixe.

Após muitas tentativas, fiz um arremesso que me deixou bem esperançoso. Carretilha aberta, só esperando a linha esticar e sair lentamente do carretel, e assim foi. Coração disparado, travei a carretilha e chamei para trás!

ARAGAMIGOS51

Ali entrava em êxtase um jovem pescador. Adrenalina a mil e meu primeiro Pirarucu em seu habitat natural. Pula bichão!

ARAGAMIGOS52

Momento ímpar!

ARAGAMIGOS53

Vejam a alegria do pescador.

ARAGAMIGOS54

ARAGAMIGOS56

ARAGAMIGOS55

6º dia (o último) 

Decidimos pescar até as 11 da manhã, pois ainda tínhamos que organizar toda a tralha para irmos embora. Estávamos animados com a captura deste belíssimo animal e não pensamos duas vezes em tentar capturar mais um Pirarucu. E assim foi feito. Saímos cedinho em busca das iscas, sempre as Traíras, e navegamos até um lago aproximadamente a 20 minutos da boca do Cristalino.

Chegando lá, meus amigos pescadores, sem brincadeira nenhuma, era a casa deles! Lago pequeno, mas com uma quantidade absurda de Pirarucus.

Antigamente, era raro ver estes peixes na quantidade que se vê hoje em dia. Fruto da COTA ZERO, que revigorou nossos rios e lagos de Goiás. Esperamos que ela se renove no ano que vêm aqui em nosso Estado e que outros Estados consigam este grande avanço para a pesca esportiva.

Entre um e outro arremesso mal sucedido, meu grande professor e amigo Murilo engatou também sua fera!

ARAGAMIGOS57

Adrenalina a mil, felicidade transbordando no barco e na linha um belíssimo Pirarucu que não economizou em seu show!

ARAGAMIGOS58

Entre um salto e outro foi mostrando nas lentes do Pescando com Amigos porque ele é um dos peixes mais desejados pelos pescadores esportivos.

ARAGAMIGOS59

Vejam que momento maravilhoso!

ARAGAMIGOS61

ARAGAMIGOS62

ARAGAMIGOS60

Entre um lago e outro durante a pescaria, ficamos nos questionando se dentro dos lagos tinham Pirararas. Meio em dúvidas sobre o assunto, ficou aquela incógnita.

Hora de ir embora, astral do barco lá em cima, brinquei que aquele seria meu último arremesso e não voltaria sem um Pirarucu. Assim que ele subiu para respirar, fiz um arremesso relativamente preciso em sua frente e aguardei. Logo em seguida, a linha começa a esticar e ali todos começaram a falar que eu tinha muita sorte!

ARAGAMIGOS63

Entre uma tomada de linha e outra fiquei esperando o saltão da fera, mas não aconteceu. Quando chega perto do barco, para nossa surpresa, uma Pirarara foi quem veio fechar nossa pescaria.

ARAGAMIGOS64

Momento inusitado! Pirarara é sempre muito bem vinda e serviu para fechar nossa pescaria super produtiva na pousada Asa Branca!

ARAGAMIGOS65

Queria agradecer publicamente o trabalho desses dois caras, que tiveram um papel determinante nesta pescaria. Primeiramente, logo na frente, nosso cinegrafista Vinicius Vieira, que está sempre atento em seu trabalho para pegar as melhores imagens para vocês! E logo ao fundo, Renatinho (Gaguinho), nosso guia, que com muita disposição e alegria nos levou aos melhores pontos e ao sucesso de nossa pescaria. Parabéns garotos. Equipe mais do que boa!

ARAGAMIGOS66

Espero que vocês tenham se divertido com a nossa aventura. Sempre vamos atrás de belíssimas imagens para vocês amigos pescadores esportivos.

Quero terminar o relato agradecendo primeiramente a Deus, por nos dar a vida e por ter criado tantas coisas prazerosas para nós apenas desfrutarmos e admirarmos.

Em segundo, meu parceiro Murilo Rassi, que está me proporcionando esses momentos prazerosos e de aprendizado.

Agradeço em nome do programa à toda equipe da Pousada Asa Branca, que sempre nos recebeu com muita excelência no local, principalmente ao Carlinhos, que é um parceirão do Pescando com Amigos.

Agradeço também a você, que ficou até aqui em baixo lendo o meu relato.

Um grande abraço! Até a Próxima!

Imagens: Vinicius Vieira

Texto: Gabriel Melazo

Pousada Asa Branca

Tel: (62) 3364-2710 / 9965-5155

www.pousadaasabranca.com.br

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback para o seu site.

2 Comentarios to “PESCANDO COM AMIGOS – PIRARUCUS GIGANTES!”

  1. Gabriel Melazo disse:

    Fala galera!!
    Essa pescaria foi realmente uma pescaria memorável, com muitas ações e belíssimos exemplares, e claro, é um prazer dividir essa emoção e essas imagens com vocês, da família Loucos por Pesca.
    Agradeço o espaço permitido e um forte abraço a todos em nome do programa Pescando com Amigos!
    Valeu valeu!

  2. Gilberto disse:

    Ótima pescaria com artificiais meus amigos. Coroada com Pirararas e Pirarucus. Parabéns pela matéria.

Deixe um comentario