A equipe Loucos por Pesca se reuniu para uma confraternização no Pesqueiro Monte Negro, localizado na cidade de Santa Isabel, interior de São Paulo. Fomos atrás das grandes carpas cabeçudas e peixes de couro, mas o dia era de outra espécie.
Nessa última segunda-feira resolvemos fazer uma pescaria para reunir os integrantes da equipe e compensar assim o final de semana sem pesca. Fomos eu (Kleber), Edgard, Fernando, Márcio e Diego.
Aproveitei a viagem para levar ao Márcio Giannico, nosso grande pescador de cabeçudas, alguns pacotes das Massas Cordeiro e essências. Desde aromas já tradicionais (banana e mel, branca, tradicional), até novidades como a de banana com anis. Em breve todos poderão conferir os resultados dessas excelentes massas.
Logo que o pesqueiro abriu, as 7 horas, já tinha “Louco por pesca” chegando e armando as tralhas. O restante da equipe foi chegando em seguida.
Ficamos divididos nos 2 lagos do pesqueiro. Márcio e Diego armaram seus conjuntos para pescar cabeçudas no lago maior.
Eu, Fernando e Edgard ficamos no tanque menor, em busca das Pirararas e Tambas. Da equipe, eu era o único que não conhecia o tão falado pesqueiro Monte Negro. Achei esse tanque muito pequeno, imagino que de final de semana fique impossível pescar nesse lago.
Sei que muitos já devem ter comentado com o dono do pesqueiro, mas venho aqui reforçar a idéia de que os peixes maiores (pirararas e tambas) poderiam ser transferidos pro lago maior. Teriam muito mais espaço pra brigar e também maior nível de oxigênio.
Uma cena me deixou bem chateado logo que comecei a armar meus equipamentos. Tinha uma Pirarara morta boiando na superfície do lago pequeno, próxima ao aerador. Retirei o peixe da água e avisei um funcionário que veio buscá-la. Vamos abordar isso no final da matéria.
Bom, vamos a pescaria!!!
Logo no ínicio as ações começaram. Nos dois lagos tinham peixes fisgados e logo vieram pra foto. A bóia de cabeçuda afundou, mas uma briga diferente, sem força e sem peso, revelou um intruso, começava então os ataques de catfish.
Com salsicha no fundo, em busca das Pirararas, também fisguei o meu exemplar.
Aos poucos todos foram pegando esse bagre esfomiado. Mudávamos as iscas, porém não adiantava, eles estavam comendo de tudo, desde massas, minhoca, salsicha e o que mais jogássemos na água.
Foi a vez do Diego. A bóia de cabeçuda se mexe um pouco e afunda. Lá vem carpa pra foto? Não, lá vem o danado catfish.
De tanto insistir fomos “premiados” com algumas outras espécies. O Fernando pegou uma bela tilápia na bóia.
Eu estava no lago menor “brincando” com os bagres, quando ouvi uma movimentação do pessoal. Dessa vez a briga era diferente, bóia pra baixo d´agua e as corridas denunciavam, tinha cabeçuda na ponta da linha.
Poucos minutos depois a carpa é retirada da água, exatos 7kg. Veja no final da matéria o vídeo dessa briga, e a maneira correta de se pesar um peixe, sem usar o alicate-balança.
Em seguida, fui com o Márcio até meu carro para pegarmos umas iscas. Quando estávamos voltando, vimos um peixe enorme boiando no tanque menor. Outro pescador conseguiu enganchar o anzol e trazê-lo, uma enorme Pirarara de pelo menos 35kg. O segundo exemplar morto nesse dia.
Como essa espécie é nativa de uma região muito quente, onde faz calor o ano inteiro, ela pode não suportar as baixas temperaturas do nosso inverno de São Paulo.
Após uma manhã bem fria, depois das 13 horas o sol resolveu aparecer. Com o calor ficamos na esperança dos tambas subirem pra comer ração na superfície, mas os ataques foram muito isolados e raros.
Com sorte, um pescador ao nosso lado engatou um grande Tambacu na bóia cevadeira e miçanga de isca. Alguns minutos depois, ajudei a tirar o peixe da água e como ele não quis tirar foto pra não sujar a roupa, fiz esse “sacrifício”.
Um belo peixe como este merece ser carregado como troféu, a roupa a gente lava depois. Não o pesamos, mas creio ter cerca de 18kg.
Em seguida, mais duas Pirararas apareceram boiando na superfície, dessa vez resolvi registrar a triste cena.
O Edgard a puxou da água e mostramos o exemplar que infelizmente não poderá seguir sua vida.
Eu não sei ao certo o que se pode fazer nesse inverno rigoroso, mas é revoltante ver um peixe desses morrendo. Pelo que sei, há pesqueiro em que as Pirararas são retiradas do tanque nessa época fria do ano, e só retornam quando as temperaturas aumentam, talvez seja a única solução.
Assim que o peixe morre, é muito importante retirá-lo, pois se ele continuar no lago pode prejudicar a qualidade da água e vir a matar outros peixes.
Voltando à pescaria, as coisas não mudaram. A todo instante tinha catfish mordendo nossas iscas, tanto de fundo quanto nas bóias pra cabeçudas.
Foram mais de 15 exemplares fisgados. Eles ficam muito ativos nessa época do ano e acabam chegando primeiro que as outras espécies na busca pelo alimento.
Quando o sol já estava começando a se pôr, um funcionário do pesqueiro jogou bastante ração na água e mesmo assim os tambas não subiram. Apenas pequenos peixes, entre matrinxãs e tilápias subiam pra comer.
Conversando com os funcionários descobrimos que no domingo, dia anterior a nossa pescaria, foram soltos 600kg de catfish nos lagos. Com isso o mistério estava desfeito, as cabeçudas são muito manhosas e não costumam disputar alimento. Só sobem pra comer na boa e não tiveram vez com os bagres esfomiados.
No final do dia, uma foto da equipe que enfrentou o frio em plena segunda-feira pra praticar o esporte que gostamos. Não foi dessa vez que pegamos as rainhas, nem as grandes Pirararas, mas com certeza voltaremos ao Pesqueiro Monte Negro para isso.
É isso ai pescadores. Com esse tempo as coisas complicam um pouco, mas alguns bons exemplares continuam saindo. Basta ter paciência e um pouquinho de sorte também.
Veja abaixo o vídeo da briga com a Carpa Cabeçuda.
Abraços e VAMOS PESCAR!!!
Agradecimentos aos funcionários do Pesqueiro Monte Negro.
Imagens: Equipe Loucos por Pesca
Texto: Kleber Sanches
E-mail: kleber@loucosporpesca.com.br
Pesqueiro Monte Negro – Santa Isabel/SP
Estrada Monte Negro – km 2
(11) 4656-2917 – Rogério ou Sebastião
valeu galera, acho q por todas as adversidades a materia ficou show,e com certeza a soltuta dos cat prejudicou a pesca de carpas,e o frio as de tamba e pira.
mais foi muito bom q parte da eqpe c conheceu e foi grande prazer
vcs sao gente da melhor qualidade.
da lhe cat kkkkkkkkkkkkkk
abrassss
É isso ai Marcião. Valeu pela reunião da galera e logo vamos fazer aquela pescaria com todos os loucos por pesca. E da próxima vez eu vejo com o responsável do pesqueiro se ele soltou catfish hehehe Abraços
Showww a materia valew loucos não foi dessa vez que as rainhas e as grandes piras apareceram mais opurtunidades não faltaram mais vlw pelo prazer de ter a equipe do loucos juntos em um pescaria vlw galera abrass
e vamos pescar
Pescaria nao é feita só de peixes, as boas risadas e as amizades também contam certo!?!?
Então pra mim essa pesca foi 100%, pelo prazer de conhecer os parceiros do site e pelas novas amizades feitas. Espero poder pescar com todos os Loucos reunidos.
É isso ae!!
Abraços e todos e vlw!
Fernando Paiva
Olha os catfish atacando ae!!!! rsrsrs
Bom, não podem reclamar que não pegaram nada né?! rsrsrs….
A única coisa triste ai foi ver algumas pirararas mortas no mesmo dia….alguma coisa deveria ser feita, prejuizo pro peixe, pro pesqueiro e pros pescadores!!!
Bacana a matéria…mais uma vez parabéns!
Satisfação tremenda conhecer esses loucos viu? Diego, Marcio e Kleber são gente fina demais!! Os catfish’s estão na area, mas fazer oq? Oq importa é a zuera com a galera!! Abraços a todos!
Não vou mentir. Acho injusto não devolver o peixe. Mas fazer o quê?
materia show de bola… pena pela pirarara ai…
grande abraço
show de materiaaaaaaaaaaaaaa e viva as carpas!rs
valeu danilo, viva elas kkkkkkkkk
Ola gente boa, do site e pescadores de todo Brasil. Cada vez que Edgard e Fernando Paiva vão pescar e contam as famosas estórias de pescador..rs fico feliz e tenho que acreditar afinal tem muita foto pra confirmar e para dar veracidade estão com vcs loucos por pesca. Parabens a todos pelas matérias, pelo respeito e carinho com a natureza.
Elzira Paiva
Show de bola galera, pena que as piras não sairam, mas parabéns, vocês formam uma equipe bacana….
abraços…