RECANTO DOS PEIXES (PIRACICABA) – 03/12/13

PIRARECANTO04

A Equipe Loucos por Pesca voltou ao Recanto dos Peixes de Piracicaba, após muito tempo depois da nossa última pescaria no local. Por aquelas terras nosso objetivo sempre é ir atrás dos Tambaquis e Pirararas, atrativos principais do pesqueiro em nossa opinião, mas espécies que exigem persistência!

 

 

 

Olá amigos!

Após uma sequência com grandes pescarias, aproveitando que a maré estava boa para o nosso lado, eu (Kleber) e meu amigo Neto, resolvemos manter a atividade em busca dos redondos. Dessa vez o pesqueiro escolhido foi o Recanto dos Peixes de Piracicaba, local que chama atenção principalmente pela quantidade considerável de Tambaquis em seu lago.

Um fato que já notamos, compartilhado por outros pescadores também, é que os maiores Tambaquis do Recanto sempre ficam mais ativos e costumam sair mais entre os meses de setembro à novembro, fato que não temos explicação exata, porém todo ano acontece da mesma forma. Mesmo assim decidimos tentar a sorte neste começo de dezembro e assim seguimos rumo à Piracicaba.

Armei dois equipamentos pesados, próximos ao aerador, onde já consegui capturar algumas Pirararas no Recanto dos Peixes. Logo no começo da manhã, assim como nas outras vezes, a carretilha canta alto e corro para o embate! A primeira ação foi bem rápida e me traria o primeiro peixe da pescaria, fisgado na mussarela, uma bela Pirarara!



Voltei para nosso ponto estratégico no lago, onde podíamos cevar atrás dos verdões, porém ao mesmo tempo também ficava razoavelmente próximo do trecho que considero um dos mais piscosos do lago para as Pirararas.

Estávamos dando as primeiras copadas e começo a reparar que uma das minhas varas estava com a linha esticando um pouco e afrouxando. Falei pro Neto que estava desconfiado que tinha peixe na área, mas ele falou: “é a Tuvira Klebão, larga lá”. O problema é que eu sou teimoso, não estava convencido de que a Tuvira é quem estava puxando a linha, até porque tinha colocado um chumbo grande para dificultar seu nado. Resolvi conferir de perto, segurei a vara em punho e senti as cutucadas do outro lado da linha, quando então resolvi fisgar e para minha felicidade a bichona acorda e ali começava a briga em busca da minha segunda Pirarara. Gritei para o Neto trazer a máquina, ele parecia não acreditar muito, mas realmente era a danada que estava quietinha ali só esperando eu fincar de vez o anzol em sua boca! Vem pro Loucos Pirarara!



Voltamos a cevar e o Neto teve sua primeira ação na superfície, utilizando a famosa montagem que virou febre, dá-lhe anteninha!


Na primeira aparição dos “boquinhas”, apelido dado aos Tambaquis do Recanto, já que eles sugam bem manhosamente os grãos de ração, só é possível ver as boquinhas comendo, faço o arremesso no local certo e ai é só aguardar a pegada firme na anteninha “matadeira” de evas claros com miçanga sorocaba. Briga pesada, tomadas de linhas espetaculares, até que finalmente se rende o primeiro verdão, belo exemplar!



Extremamente largo, característica da espécie, o famoso queixão branco!


Eram raras as aparições dos verdões comendo, mas quando eles surgiam agiam como verdadeiros aspiradores! Bastava ficar bem posicionado na ceva e esperar a explosão! Foi assim que o Neto garantiu o seu primeiro Tambaqui, peixe de tamanho menor, mas essa espécie sempre rende uma boa briga.



Tínhamos armado um equipamento cada um para pescar com torpedo, utilizando como sempre o pão amanhecido na superfície. Resolvi arriscar os arremessos mais para o centro do lago, não muito longe da margem, já o Neto preferiu tentar próximo do aerador. Após algumas batidas, finalmente o peixe pegou firme e me rendeu uma boa briga, sempre puxando poucos metros de linha, não saindo muito de perto da margem, só podia ser um Tambacu e este já era de grande porte!



Parecia que eles tinham escolhido aquele horário, próximo do almoço, para comer pão, fato comum nas pescarias. O Neto também tem sua oportunidade e não desperdiça, era o segundo baguázinho no pão!



Depois uma longa paradeira, acompanhada de um calor infernal, que sempre marca presença em nossas pescarias nessa cidade, finalmente os Tambaquis resolveram aparecer. Era impressionante, pois quando eles resolviam comer não brincavam, vinham decididos a sugar eva! Explosão fantástica na superfície, pegada digna de um peixe gigantesco, mas era um Tambaqui muito forte e que aparentava ser maior pelo estrondo!


Anteninha “as matadeiras” com evas claros e miçanga caramelo fosca!





Peixe bastante comprido!


O Neto tirou as fotos enquanto brigava com um Tambacu, que pudemos registrar logo em seguida, também capturado na modalidade que mais gostamos, a pescaria com bóia cevadeira!


Os peixes não subiram muito bem na parte da tarde, onde aproveitamos para descansar um pouco, já que o sol tinha nos castigado muito de manhã. Em uma das raras aparições dos boquinhas, o Neto conseguiu garantir mais um Tambaqui no eva!



Decido arremessar mais no centro do lago, área que é mais dominada pelos Tambacus no Recanto dos Peixes, já que os Tambaquis lá são muito manhosos e não aceitam compartilhar a ceva. Poucos peixes subiram, mas um deles caiu em cheio na minha armadilha!



Para fechar nosso dia, o Neto também desistiu de cevar atrás dos Tambaquis e capturou o último Tambacu da pescaria.


Fomos embora mais cedo porque o Neto tinha que dar aula e temos que confessar que estávamos extremamente cansados! Tem um sol pra cada um em Piracicaba. A pescaria foi desgastante, tivemos alguns longos intervalos sem boas ações, mas também garantimos grandes peixes.

A dica para quem for pescar neste local é não esquecer: protetor solar, óculos escuros, boné, roupas leves e de preferência com proteção solar contra raios UV, como as calças e camisas fabricadas pelos nossos grandes parceiros da King Brasil. Lembre-se também de tomar bastante água para manter-se hidratado.

Gostaria de agradecer todos que acompanham o Loucos por Pesca, pois esse site não seria nada sem o prestigio de vocês. Já temos uma nova pescaria marcada, vamos atrás dos brutos, espero que eles apareçam em nossos braços para fecharmos bem o ano de 2013.

Grande abraço a todos e VAMOS PESCAR!!!

Imagens: Kleber Sanches e Neto Abdalla

Texto: Kleber Sanches

E-mail: kleber@loucosporpesca.com.br

Pesqueiro Recanto dos Peixes – Piracicaba/SP

Estrada Jacob Canele, 166 – Fone: (19) 3434-2895 (Beto)

AGRADECIMENTOS

Romano Pesca – www.romanopesca.com.br

King Fishing – www.roupasdepesca.com.br

King Brasil – www.kingbrasil.com.br

Penn-Raiba Carretilhas – www.pennraibacarretilhas.blogspot.com.br

As Matadeiras – www.facebook.com/asmatadeiras

Massa Farofa do Carlão

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback para o seu site.

6 Comentarios to “RECANTO DOS PEIXES (PIRACICABA) – 03/12/13”

  1. Rafael Silverio disse:

    bela pescaria kleber….
    que 2014 seja repleto de gigantes tambas na ponta da linha pro loucos e pra nos pescadores…
    abraçao tudo de bom

  2. Ricardo disse:

    O saudades do Recanto…lá pega muito peixe mesmo. Parabéns, abs!

  3. José Levy disse:

    Parabéns, bela pescaria…e cá pra nós, o “verdão é o verdão”…

  4. Dida disse:

    E aí amigo Kleber, você continua o mesmo hein?… Belas pescarias e belos textos! Abraço.

  5. Kleber Sanches disse:

    Valeu todos os amigos pelos elogios. De vocês nem conta, só parceiros, gente boa demais essa galera. Grande abraço!

  6. Bruno disse:

    Pessoal.
    Estou pensando em ir lá na proxima semana.

    Pegaram peixes de fundo tambem?
    Linha 0,35mm para 9,5kg aguenta o baque?

    Abraços
    Bruno

Deixe um comentario